Na imagem, Vargas ostenta a mão suja de petróleo. Relacione esta imagem com a postura nacionalista de Vargas no seu segundo governo.
Respostas
Resposta:
A campanha que ficou conhecida pelo slogan "O petróleo é nosso" terminou em 1953 com a aprovação, pelo Congresso brasileiro, do projeto que criava a Petrobrás. Após cinco anos de acalorado debate público entre os que defendiam o monopólio estatal, liderados pelo general Horta Barbosa, e os que admitiam a participação de empresas privadas, tendo á frente o general Juarez Távora, venceu o primeiro grupo.
O curioso é que o próprio presidente Getúlio Vargas, famoso por suas posturas nacionalistas, e que no dia 29 de abril de 1938, criou o Conselho Nacional do Petróleo, que tinha como objetivo controlar o abastecimento, a importação, a distribuição, o transporte, e o comércio de petróleo bruto e seus derivados no território nacional, agora preferia um sistema misto que lhe permitisse contar com o capital de investidores privados, inclusive estrangeiros.
A campanha dividia os políticos entre os que eram contra a nacionalização e os que eram a favor. Vargas estava entre os que defendiam a nacionalização. O presidente praticamente assumira o papel principal do movimento, e as suas frequentes viagens às regiões produtoras tinham o objetivo de envolver o povo na campanha ao lado dos nacionalistas.
Bons estudos!