As escolas inclusivas, ou escolas regulares, deixam a desejar em alguns fatores que são essenciais para a boa formação de um cidadão e de um sujeito surdo, como?
a.
O intérprete de Libras só será útil, como recurso de acessibilidade, quando o aluno surdo souber Língua de Sinas; o ensino acontece na segunda língua do sujeito surdo.
b.
Não permitem que o aluno surdo interaja com os outros alunos ouvintes diretamente, somente por meio do Intérprete de Libras; aprendizado da Língua de Sinais somente no AEE.
c.
O aprendizado com base na vivência de experiências visuais é ignorado; a mediação intercultural é um fator que prejudica o aprendizado do aluno surdo.
d.
Profissionais de educação inclusiva não estão preparados para proporcionar um ensino baseado na pedagogia surda; as aulas são ministradas na L1 do sujeito surdo (Libras).
e.
Muita interação com outro(s) aluno(s) surdo(s); Intérpretes de Libras sem formação adequada.
Respostas
Resposta Não permitem que o aluno surdo interaja com os outros alunos ouvintes diretamente, somente por meio do Intérprete de Libras; aprendizado da Língua de Sinais somente no AEE.
Explicação:
Nas escolas regulares, existem poucos surdos matriculados, e, se um aluno surdo tiver sorte, ele terá outro colega igualmente surdo para conversar e interagir. Os intérpretes de Libras hoje precisam ter formação para atuar e comprovar que são aptos para desempenhar a função, o que garante uma maior qualidade no serviço oferecido aos alunos nas escolas regulares. Além disso, o aluno surdo pode sim interagir com outros alunos ouvintes diretamente, sem necessitar da ajuda do Intérprete de Libras. A mediação intercultural não é um fator em si que prejudique o aluno surdo, mas como ela acontece é que pode ser ruim (como quando o aluno é jogado em uma escola que não tem Intérprete de Libras. Nesse caso, o aluno surdo não terá como se comunicar com os colegas ouvintes, e a mediação intercultural poderá gerar frustração ao invés de uma troca positiva baseada nas diferenças). Grande parte dos profissionais de educação inclusiva sabem de forma genérica sobre os tipos de deficiência existentes, mas são poucos os que se especializam em uma delas, e o que os surdos precisam são de especialistas em Língua de Sinais, em Pedagogia Bilíngue e em Cultura Surda, do contrário, a proposta não será nos moldes da Pedagogia Surda. Lembrando que as aulas nas escolas regulares são ministradas em Português, não em Libras.
Resposta:
Letra A
Explicação: