Poder e dominação são os conceitos primeiros dessa sociologia da dominação e aqueles a partir dos quais se tornava possível a reconstrução do conceito de estado. Para weber, o poder (macht) "significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências". Tal conceito seria, entretanto, pouco útil para a análise das relações sociais, uma vez que todo indivíduo poderia pôr outro em uma situação na qual este último seria obrigado a aceitar sua vontade. Em uma relação entre empregado e empregador, ambos teriam, por exemplo, em situações diversas, poder para fazerem valer suas vontades no mercado de força de trabalho sem que fosse possível determinar de antemão qual das partes prevaleceria. É devido a esse caráter sociologicamente amorfo do conceito de poder que weber prefere usar o conceito de dominação (herrschaft), que não seria senão um caso especial do poder: dominação significa "a probabilidade de encontrar obediência a uma ordem de determinado conteúdo, entre determinadas pessoas indicáveis". A situação de dominação seria, então, aquela na qual uma ou várias pessoas encontram-se em condições de mandar eficazmente em outras. O conceito de dominação seria, assim, idêntico ao conceito de "poder de mando autoritário". O caráter equívoco do conceito de poder é suprimido pelo conceito de dominação, uma vez que este implicaria uma probabilidade e, portanto, permitiria prever em dada relação qual das partes conseguirá impor sua vontade. Fonte: bianchi, alvaro. O conceito de estado em max weber. Lua nova, são paulo, n. 92, p. 79-104, agosto. 2014. Com base no contexto apresentado, assinale a alternativa correta:.
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11
Resposta:
c)
Weber compreende poder como sendo a possibilidade de que um ou mais homens satisfaçam sua própria vontade numa ação coletiva, mesmo contra a resistência de outros envolvidos na ação.
Explicação:
2 a
3 c
4 d
respondido por:
7
Resposta:
c)
Weber compreende poder como sendo a possibilidade de que um ou mais homens satisfaçam sua própria vontade numa ação coletiva, mesmo contra a resistência de outros envolvidos na ação.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
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