O sapiens, o faber e o ludens estão presentes em nossa natureza humana. no entanto o mais difícil é fazer com que estas três esferas se manifestem concomitantemente. Pensar e fazer, não como realidades dicotômicas. Trabalhar e divertir-se talvez sejam realidades mais difíceis ainda de conciliar, não que seja impossível, mas na forma como a nossa sociedade se estruturou, parece cada vez mais complicado esta harmonização. Poucos têm o privilégio de considerar seu trabalho como uma fonte perene de diversão e satisfação, de prazer, mas ainda assim, há um caráter de obrigatoriedade se a atividade está na categoria trabalho. GABRIEL, O. P. B. Recreação e Lazer. Maringá: Unicesumar, 2016. Visando esses conceitos citados acima e com base no nosso material didático, analise as asserções abaixo: I. Para definirmos o homo faber, podemos dizer que este está envolto por disciplina, tensão e produtividade. As posturas no ambiente de trabalho foram criadas para atender às demandas no trabalho. Apesar de hoje termos as normas regulamentares do trabalho, as posturas e atitudes são artificiais, assume-se um papel em determinado tempo e ambiente para o cumprimento de determinada demanda, exigência. Portanto II. O homo faber tem como característica principal, a liberdade, o divertimento, que tende ao relaxamento, à improdutividade, de acordo com as exigências do mundo do trabalho. Está mais próximo de sua essência natural, pois ele é espontâneo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Respostas
Resposta:
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
"Homo faber" significa "homem que fabrica", ou seja, é o sujeito que fabrica, que trabalha e que age por meio da técnica e da atividade laboral (C).
O trabalho industrial, no mundo moderno, é estranho ao homem e o massifica. É a alienação do homem, pois exige que ele faça um único trabalho e se comporte como máquina.
O trabalho, para Marx, edifica o homem quando ele trabalha para si e para os iguais, não quando aumenta o lucro do capitalista.
Assim, a desigualdade social se dá na maior capital acumulado pela burguesia, bem como a existência da propriedade privada, possibilitando que as diferenças sociais sejam marcadas pela riqueza de uns em detrimento de outros.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/19041798
MAPA COMPLETO ed. física – 44 998719590 – 20,00
Os dois juntos por 25,00