A Taenia solium, solitária do porco é mais perigosa do que a Taenia saginata, solitária do boi porque: a solitária do porco: A possui além das ventosas, garras para se fixar na parede intestinal do homem. B produz muito mais ovos do que a solitária do boi. C pode provocar no homem, a teníase e a cisticercose. D provoca no homem apenas a cisticercose cerebral ou neurocisticercose.
Respostas
Resposta:
C) pode provocar no homem, a teníase e a cisticercose.
Explicação:
A cisticercose é mais prejudicial por poder envolver o cérebro (neurocisticercose) provocando convulsões, afetar o nervo óptico provocando cegueira. Estas são as manifestações mais graves.
Resposta: A Taenia Solium tem como hospedeiro intermediário, o porco. A Saginata tem como hospedeiro intermediário o boi, a Taenia Solium é bem mais perigosa porque além da Tenáse que é a infestação intestinal, ela pode causar cisticercose. A cisticercose se desenvolve a partir da ingestão de ovos desse parasita, quando ingerimos, verduras, legumes mal higienizados ou água contaminada por fezes de indivíduos que tenham sido infestado por esse helminto. Após tres dias da ingestão desses ovos, eles passam do intestino para a corrente sanguínea e se alojam nos tecidos como músculo, coração, olhos ou cérebro, formando larvas, conhecidos como cisticercos. A cisticercose pode espalhar pelo cérebro causando convulsões, dores de cabeça ou nódulos.
Explicação: