Em minha passagem de bonde por várias cidades, e de carro por outras, notei desde logo a profunda diferença que ela apresenta em relação ao tempo de minha residência aqui: o seu aspecto é sem dúvida bem outro. Vi grande número de lojas de fazendas, de ferragens, armazéns de molhados, armarinhos, casas de modas, de cabeleireiros, de chapeleiros, de pianos e outros instrumentos de música, ourivesarias, oficinas de alfaiates, de sapateiros, hotéis, fábricas de carros, depósitos de mobílias, marcenarias e tantos outros estabelecimentos, muitos deles embelezando as ruas com suas vitrines, exibindo objetos de bom gosto, e de valor.
O que, porém, mais atraiu minha atenção foi o movimento e animação, a vida da cidade, fato inteiramente novo para mim [...]
DINIZ, Firmino Albuquerque. (Junius) Notas de viagem. São Paulo: Governo do Estado, 1978, p. 37-38. (Fragmento)
Ao retornar ao Brasil no final do século XIX, depois de trinta anos na Europa, o jornalista Firmino de Albuquerque Diniz constata
(1 Ponto)
A) a diminuição da interferência do governo imperial nas atividades comerciais urbanas.
B) a substituição do modelo econômico agrário pelo modelo industrial no Brasil.
C) o planejamento urbano para atender as necessidades básicas do povo brasileiro.
D) o processo de urbanização e modernização em determinadas regiões do país.
Respostas
respondido por:
2
O jornalista Firmino constata a urbanização e modernização de algumas regiões do país (alternativa D).
De acordo com o texto, é possível perceber que o jornalista constata que agora existem diversas lojas, em cidades, que complementam a paisagem urbana "embelezando as ruas".
O país passou por um grande processo de urbanização no século XIX, o que explica a impressão do jornalista. Muitas cidades foram reformadas entre o século XIX e XX para garantir alargamento de ruas, construção de prédios mais bonitos, etc.
melissasousa2169:
maarigibson
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás