Em outubro de 2013, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e a Petrobrás lançaram uma chamada pública Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação (Nº 18/2013 MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras), com o objetivo de ampliar o número de estudantes do sexo feminino nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação, através do fomento de projetos que pudessem contribuir de forma significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação no País.
QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes. CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. MOREIRA, Josilene Aires. Gênero e inclusão de jovens mulheres nas ciências exatas, nas engenharias e na computação. Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife - PE.
Pensando sobre o texto acima e ao considerar a informática como mais uma área da ciência não se imagina que as mulheres podem ter contribuído de forma ímpar para o seu progresso, pois como afirma Light, (1999, p. 455), “a omissão da mulher na história da computação perpetua o mal entendimento da mulher como desinteressadas ou incapazes nesta área”. Com base nesta afirmação, analise as sentenças a seguir:
I. O interesse das mulheres por ciência da computação e áreas afins é perdido desde muito cedo em sua formação. Os meninos são incentivados a explorar desde criança os meios tecnológicos sem permissão explícita e as meninas necessitam pedir permissão.
II. As salas de tecnologia nas escolas têm aumentado, mas observa-se, em certos casos, durante as aulas, um monopólio dos meninos com o instrutor, onde buscam mostrar e aprimorar seu conhecimento prévio, e isso influencia na construção da ideia de que a área de computação é de domínio masculino.
III. O acesso e exposição igualitário de experiência e conhecimento computacional durante o período escolar é imprescindível para contornar essa ideia que a área de computação é de domínio masculino.
IV. A ausência de mulheres na computação e a falta de incentivo e igualdade de acesso para explorar tecnologias desde as fases iniciais de vida são alguns dos motivos que desestimulam as mulheres a seguirem carreiras na computação.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
1 - Citado por [Krendl et al. 1989] "O interesse das mulheres por ciência da computação e áreas afins é perdido desde muito cedo em sua formação. Enquanto os meninos são, em muitos casos, incentivados a explorar desde criança os meios tecnológicos sem permissão explícita, as meninas da mesma faixa etária, muitas vezes, necessitam de permissão para utilizar computadores sozinhas."
2 - Citado por [Fennema 1980, Campbell 1986] "Por mais que as salas de tecnologia nas escolas têm aumentado, observa-se, em certos casos, um monopólio dos meninos com o instrutor durante as aulas buscando mostrar e aprimorar seu conhecimento prévio. Isso tem influenciado o aprendizado das meninas e colaborado na construção da ideia em que a área de computação é de domínio masculino."
3 - Citado por [Huber e Scaglion 1995] "Nesse cenário dominado pelo sexo masculino, as mulheres se sentem meras coadjuvantes e menos confortáveis nas áreas relacionadas à computação. Tal estigma pode fazer com que as mulheres se sintam menos capacitadas para atuar nessas áreas."
4 - Citado por [Gürer e Camp 2002] "As faltas de incentivo e igualdade de acesso para explorar tecnologias desde as fases iniciais de vida, exposição a atitudes positivas em relação à profissão de computação, oportunidade para desenvolver habilidades com tecnologias, mentoria e autoconfiança são alguns dos motivos que desestimulam as mulheres a seguirem carreiras na computação."
As sentenças corretas são I, II, III e IV, com base no texto apresentado, considerando a informática seletiva e separatista. Alternativa 5 é a correta.
O texto no enuciado discorre acerca do monopólio masculino sobre a informática, além da ciência não aceitar a contribuição feminina no desenvolvimento dessa área tão importante na sociedade atual.
Com base niso, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação juntamente com outros órgãos e instituições lançaram uma chamada pública Meninas e Jovens fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação, de modo a proporcionar o aumento do número de estudantes femininas presentes nas carreiras relacionadas à tecnologia, quebrando esse estigma vivido hordienamente.
Para saber mais sobre a informática: https://brainly.com.br/tarefa/2449805