Liste os principais acontecimentos que alteraram os regimes políticos vividos na França desde a Revolução Francesa de 1789 ate os eventos da comuna de Paris
É pra amanhã ajuda pfvr
Respostas
Comuna de Paris, também chamada de Comuna de Paris, Comuna francesa de Paris, (1871), insurreição de Paris contra o governo francês de 18 de março a 28 de maio de 1871. Ocorreu na sequência da derrota da França na Guerra Franco-Alemã e no colapso do Segundo Império de Napoleão III (1852-70).
A Assembleia Nacional, eleita em fevereiro de 1871 para concluir a paz com a Alemanha, tinha uma maioria monarquista, refletindo a atitude conservadora das províncias. Os republicanos parisienses temiam que a reunião da Assembleia Nacional em Versalhes restaurasse a monarquia.
Para garantir a ordem em Paris, Adolphe Thiers, chefe executivo do governo nacional provisório, decidiu desarmar a Guarda Nacional (composta em grande parte por trabalhadores que lutaram durante o cerco de Paris). Em 18 de março, a resistência estourou em Paris em resposta a uma tentativa de remover os canhões da guarda que vigiava a cidade. Então, em 26 de março, as eleições municipais, organizadas pelo comitê central da guarda, resultaram na vitória dos revolucionários, que formaram o governo da Comuna. Entre os integrantes do novo governo estavam os chamados jacobinos, que seguiam a tradição revolucionária francesa de 1793 e desejavam que a Comuna de Paris controlasse a Revolução; os proudhonistas, socialistas que apoiavam uma federação de comunas em todo o país; e os Blanquistes, socialistas que exigiam ações violentas. O programa que a Comuna adotou, apesar de suas divisões internas, previa medidas reminiscentes de 1793 (fim do apoio à religião, uso do calendário revolucionário) e um número limitado de medidas sociais (jornada de 10 horas, término do trabalho noturno por padeiros).
Com a rápida supressão das comunas que surgiu em Lyon, Saint-Étienne, Marselha e Toulouse, a Comuna de Paris sozinha enfrentou a oposição do governo de Versalhes. Mas os Fédérés, como eram chamados os insurgentes, não conseguiram se organizar militarmente e tomar a ofensiva e, em 21 de maio, as tropas do governo entraram em um setor indefeso de Paris. Durante la semaine sanglante, ou "semana sangrenta", que se seguiu, as tropas regulares esmagaram a oposição dos Communards, que em sua defesa ergueram barricadas nas ruas e incendiaram edifícios públicos (entre eles o Palácio das Tulherias e a Prefeitura [Hotel de Ville]). Cerca de 20.000 rebeldes foram mortos, junto com cerca de 750 soldados do governo. Após a Comuna, o governo tomou medidas repressivas severas: cerca de 38.000 foram presos e mais de 7.000 foram deportados.
https://brainly.com.br/tarefa/9481635