• Matéria: Biologia
  • Autor: Evelyncosta25
  • Perguntado 3 anos atrás

Quando se fala em morfologia celular procariota, logo vem à mente uma célula bacteriana. As bactérias possuem, como uma das principais estruturas morfológicas, parede celular que é responsável pela manutenção da resistência mecânica às diferenças de osmolaridade entre os meios intra e extracelular, por manter a forma bacteriana e serve de suporte sólido para estruturas de locomoção, como os flagelos. Além disso, é através da composição da parede bacteriana que se faz a diferenciação primária dos grupos bacterianos, as chamadas Gram-negativas e as chamadas Gram-positivas. A técnica de Gram, mundialmente conhecida como coloração de Gram, é um método de coloração de bactérias que permite diferenciar bactérias com diferentes estruturas de parede celular a partir das colorações que estas adquirem após tratamento com agentes químicos específicos. O método consiste em tratar sucessivamente um esfregaço bacteriano, fixado pelo calor, com os reagentes cristal violeta, lugol, álcool-acetona e fucsina. As bactérias que adquirem a coloração azul violeta são chamadas de Gram-positivas e aquelas que adquirem a coloração vermelho são chamadas de Gram-negativas.
Fonte: ADAPTADO DE MOREIRA, José Luciana Bezerra et al. Visualização bacteriana e colorações. Imprensa Universitária da UFC, 2015. p. 13

A coloração de Gram é de suma importância no laboratório de microbiologia e clínica médica, pois, além de guiar o rastreio laboratorial da bactéria, permite ao médico a utilização de tratamentos empíricos, ou seja, tratar o paciente antes do diagnóstico final da doença.
Diante da importância do teste e sabendo que ele é baseado na diferença estrutural da parede bacteriana, EXPLIQUE, detalhadamente, a diferença da parede celular de bactérias gram-negativas e de bactérias gram-positivas.


Anônimo: FAZEMOS ESSA ATIVIDADE E O MAPA DA DISCIPLINA DE FORMA ORIGINAL, SEM RISCO DE CÓPIA OU PLÁGIO. SOLICITE PELO WHATS 44 99814-1495 OU PELO SITE CAVALINIASSESSORIA. COM. BR

Respostas

respondido por: Danas
11

As gram positivas são bactérias que possuem uma parede celular rica em polipeptídios de cadeia lateral O formando estruturas tetrapeptídicas de ponte cruzada, por isso elas são mais resistentes e possuem a parede celular mais espessa e resistente.

Já as gram negativas também possuem uma parede celular, mas sem peptídeos de cadeia lateral O, por isso é que o fixador consegue remover boa parte da cor azul e no final a coloração vermelha é que permanece.

Espero ter ajudado!

respondido por: lili1984an
7

Resposta:

Explicação Gram-positivas e gram-negativas

encontra-se no livro Fundamentos da microbiologia e Imunologia da Unicesumar, (pag 24 e 25)

Explicação:

As gram -positivas possuem parede celular mais espessas com inúmeras camadas, estruturalmente, essas bactérias são formadas por peptidoglicanos ao redor de sua membrana citoplasmática, esta estrutura possibilita a sobrevivência e a replicação da célula em diversos tipos de ambientes.

As gram -negativas presentam suas paredes celulares muito mais complexas quando se comparadas as gram -positivas, ela possui duas camadas na porção externa da membrana citoplasmática, na região externa dessa membrana, se localiza uma estrutura fina de peptidoglicanos e, mais externamente a esta membrana de peptidoglicanos, se localiza outra membrana periférica, que só pode ser encontradas nas bactérias gram -negativas. O espaço localizado entre estas membranas é chamado de espaço peripalsmático, o qual serve como compartilhamento para enzimas, íons e nutrientes necessários ao metabolismo bacteriano.

Perguntas similares