• Matéria: Filosofia
  • Autor: ellenmasantos
  • Perguntado 3 anos atrás

5 dicas de comportamento antirracista contra racismo​

Respostas

respondido por: taiinasatan
0

1. Não faça de conta que o racismo não existe

Muitas vezes, para evitar maiores discussões ou para demonstrar que não somos racistas, caímos no erro de dizer que existe apenas uma raça – a raça humana. Essa postura pode ser bem intencionada, mas ela não diminui o racismo onde quer que ele esteja. Quando as pessoas discutem raça e racismos elas estão falando sobre experiências sociais compartilhadas por pessoas que têm características físicas comuns, como a cor da pele ou a textura do cabelo, por exemplo.

2. Busque mais conhecimento

Você sabia que negros ganham 31% menos que brancos no Brasil? Uma forma de combater o racismo é buscar informação sobre o assunto. Há dados do IBGE sobre diferenças entre brancos e negros no mercado de trabalho. Há autores negros que merecem ser lidos. Alguns nomes? A nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, o poeta recifense Solano Trindade, a mineira Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de despejo – Diário de uma favelada.

3. Não minimize o racismo que existe no Brasil

Casos internacionais podem gerar maior repercussão nas redes sociais e nas ruas, mas isso não tira a gravidade do racismo que existe no Brasil. Não use esse argumento para diminuir a discriminação que temos por aqui.

4. Espalhe a necessidade de usar práticas antirracistas

Sempre que possível, divulgue a necessidade da educação antirracista entre amigos e colegas de trabalho. Precisamos falar sobre racismo e tomar atitudes contra o racismo.

5. Apoie pessoas negras

Escute seus pontos de vista sem minimizá-los. Compartilhe suas ideias. Apóie sua promoção na empresa. Incentive que a empresa financie seu curso de graduação ou pós-graduação

Perguntas similares