• Matéria: Filosofia
  • Autor: thaismf12
  • Perguntado 3 anos atrás

O trabalho se torna uma categoria fundamental nos estudos da Sociologia e sobre esse elemento em relação com a vida social na nossa atualidade, moderna, contemporânea e capitalista, analise as afirmativas:


I - Claus Offe é um importante sociólogo alemão que escreveu um ensaio sobre a perda da centralidade da categoria trabalho para as análises sociológicas. Em seu artigo, ele demonstra como os clássicos da sociologia iniciaram seus estudos por esta categoria e como a perda da centralidade do trabalho nas sociedades atuais desafia a Sociologia a procurar novas categorias.


II - Há outros autores que defendem que o trabalho ainda é uma categoria central para compreensão das sociedades capitalistas. Ricardo Antunes publicou, em 1995, o livro Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, em que discute as transformações do mundo do trabalho e suas consequências para a classe trabalhadora, que o autor passa a chamar de "classe-que-vive-do-trabalho".


III - Em Max Weber (1864-1920), na sua Sociologia compreensiva, o trabalho é a essência humana e o "homem" é produto do seu trabalho. Isso leva o autor a desenvolver sua teoria sobre os pressupostos da luta de classes e das contradições entre elas no mundo considerado burguês.


Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: anamarizasilva64
5

Resposta:I e a II

Explicação:

Perguntas similares