Respostas
Resposta:
O rio Eufrates (do árabe, al-Furāt, do hebraico, Prat ou Peráth, em turco, Fırat ou FiratNehri e do persa Ufratu) é um dos principais rios do sudoeste asiático, constituindo uma importante bacia hidrográfica junto ao rio Tigre, ao qual corre paralelamente. É conhecido como o mais longo, largo, extenso, e importante rio da Ásia ocidental.
História
O rio Eufrates, junto com o rio Tigre, delimita a região conhecida como Mesopotâmia, na qual viveram algumas das primeiras civilizações da humanidade.
Explicação:
As primeiras referências arqueológicas (de origem suméria) dessa região, datam do terceiro milênio a.C. e, sem espanto, esse foi o berço de cidades como Ur, Ereque, Quis e, a mais conhecida de todas, a Babilônia, a qual se estendia pelas planícies alagadiças repletas de charcos e lagos e era habitada nas duas margens do rio.
A rede de irrigação ente os dois rios mantinham a produtividade da de alimentos e, por esse motivo, foi uma região muito disputada, sobretudo pelo Egito e Babilônia.
Vale citar algumas referências bíblicas ao rio, como a passagem de Gênesis (2:14) pela qual Eufrates é descrito como um dos quatro rios que tiveram sua fonte no Éden e no Apocalipse (9:14-16:12) onde é referido como o local que secará quando a lança do sexto anjo cair sobre a terra.