• Matéria: Biologia
  • Autor: juliaferrazvidtaaa
  • Perguntado 3 anos atrás

Em 2019, rompeu-se uma barragem de minérios da Mina Córrego do Feijão (MG), da mineradora Vale do Rio Doce, levando um “tsunami” de lama rica em rejeitos da mineração, que destruiu a comunidade próxima à barragem. Em relação aos efeitos sobre os corpos hídricos locais, podemos afirmar que:


(A) haverá aumento imediato de biodiversidade local.

(B) não ocorrerá impactação na fauna e na flora.

(C) ocorreu a morte permanente do ecossistema atingido.

(D) o desassoreamento e a biorremediação podem recuperar esses ecossistemas.

(E) não afetam o teor de oxigênio dissolvido na água, ampliando a taxa de fotossíntese das algas.

Respostas

respondido por: Luizfelipeandra
2

Embora o impacto sobre o Rio Doce e os diversos corpos hídricos que foram afetados pela lama da barragem tenha sido enorme, é possível que esses ecossistemas consigam ser recuperados através de práticas como a biorremediação e o desassoreamento. Portanto, a resposta correta é a letra D.

A) Incorreta. Pelo contrário, já que o impacto da lama sobre esses ecossistemas promoverá uma diminuição da biodiversidade.

B) Incorreta. Como o impacto da lama foi muito negativo e destruiu grande parte do ecossistema, tanto a flora e a fauna serão impactadas.

C) Incorreta. É possível que as práticas de recuperação e o tempo consigam amenizar os impactos negativas sobre a vida nesses ecossistemas.

D) Correta. Ambas são práticas que auxiliam na retirada da lama tóxica e tornam o ambiente mais propenso ao desenvolvimento de vida e de biodiversidade.

E) Incorreta. A lama afeta muito o teor de oxigênio já que a turbidez diminui a penetração de luz na coluna d'água e, por consequência, diminui a fotossíntese.

Perguntas similares