• Matéria: História
  • Autor: kaellenmendesx
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto a seguir.
Pensamos no dia 15 de novembro. Acontece que caiu forte temporal sobre a parada militar e o desfile naval. A marujada ficou cansada e muitos rapazes tiveram permissão para ir à terra. Ficou combinado, então, que a revolta seria entre 24 e 25. Mas o castigo de 250 chibatadas no Marcelino Rodrigues precipitou tudo. O Comitê Geral resolveu, por unanimidade, deflagrar o movimento no dia 22. O sinal seria a chamada da corneta das 22 horas. O Minas Gerais, por ser muito grande, tinha todos os toques de comando repetidos na proa e popa. Naquela noite o clarim não pediria silêncio e sim combate. Cada um assumiu o seu posto e os oficiais de há muito já estavam presos em seus camarotes. Não houve afobação. Cada canhão ficou guarnecido por cinco marujos, com ordem de atirar para matar contra todo aquele que tentasse impedir o levante. Às 22h50m, quando cessou a luta no convés, mandei disparar um tiro de canhão, sinal combinado para chamar à fala os navios comprometidos. Quem primeiro respondeu foi o São Paulo, seguido do Bahia. O Deodoro, a princípio, ficou mudo. Ordenei que todos os holofotes iluminassem o Arsenal da Marinha, as praias e as fortalezas. Expedi um rádio para o Catete, informando que a Esquadra estava levantada para acabar com os castigos corporais. [...]
REVOLTA da Chibata. Projeto Memória. Disponível em . Acesso em: 24 jul. 2018.
a) Com base no conteúdo estudado no capítulo, responda: a que levante esse texto faz referência?
b) Quem é o autor do texto? Como você chegou a essa conclusão?
c) Que fato acabou antecipando o início do levante para o dia 22 de novembro?
d) Descreva como se desenvolveu esse levante.

Respostas

respondido por: zamalfilavarapido
6

Resposta:a) O texto faz referência à Revolta da Chibata.

b) O autor do texto é o líder da revolta, o "Almirante Negro" João Cândido. Percebe-se isso porque é ele, narrando em primeira pessoa, quem dá as ordens.

c) O levante, inicialmente marcado para a simbólica data de 15 de novembro, foi adiado porque choveu, os marinheiros estavam cansados, e muitos receberam dispensa. A nova previsão era entre o dia 24 e 25, mas um dos marinheiros foi punido com 250 chibatadas, o que inflamou os ânimos dos marinheiros, já organizados para a revolta.

Explicação:


kaellenmendesx: Vlw
Perguntas similares