COMO PODEMOS PERCEBER AS INFLUÊNCIAS DOS POVOS INDÍGENAS, AFRICANOS E EUROPEUS EM NOSSA CULTURA?
Respostas
Resposta:
Indígenas: As influências indígenas na cultura brasileira estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples – como deitar em redes e preparar pratos como tapioca e pirão de peixe – até usos medicinais com plantas nativas, crenças no folclore – saci pererê, curupira – e influências na língua portuguesa
Africanos: Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. ... Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás praticada atualmente em todo o território.
Europeus: A herança mais evidente deixada pelos portugueses é, claro, o nosso idioma, falado em todo o território nacional, apesar das suas variações regionais. Arte, culinária e arquitetura são apenas alguns dos exemplos da forte influência lusitana na formação da cultura.
Resposta: Estão enraizadas em todos os indivíduos e vão desde objetos e ações simples, como por exemplo deitar em redes, comidas como pirão, paçoca, pamonha, feijoada, pizza, tapioca, espaguete á bolonhesa e muitas outras comidas que foram trazidas pela migração dos povos Indígenas, africanos e europeus!
Podemos perceber também em alguns objetos que temos no nosso dia á dia, como por exemplo alguns panos, vestimenta, instrumentos musicais, redes, cerâmicas, etc.
Músicas também foram passadas para nossa cultura, forró, samba, axé.
Estilo de dança, valsa, mazurca, xote etc.
e comemorações.
Resumindo: Os países citados contribuíram nas danças, religiões, culinária, objetos e idioma.