1 A Igreja Católica teve um papel muito importante no processo de colonização da América Portuguesa. Em relação ao catolicismo e às populações nativas, são feitas as seguintes afirmações:
I. No processo de colonização, o catolicismo era visto como símbolo civilizacional, enquanto os indígenas eram considerados bestiais e selvagens.
II. A principal ordem dedicada à catequese dos indígenas foi a Companhia de Jesus, pelo trabalho nos aldeamentos.
III. Os jesuítas acreditavam que era necessário preservar as práticas culturais e religiosas dos indígenas, como os rituais canibais e a nudez, como forma de melhor catequizá-los.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas II.
Apenas II e III.
Respostas
Resposta: Apenas I e II
Explicação: A III está incorreta. Note as duas primeiras afirmações nelas falam que a igreja católica, que era representada pelos jesuítas, acreditava que a religião católica era símbolo de civilização e que os nativos eram selvagens e portanto catequisaram eles. Logo, se as duas primeiras estão corretas a terceira não tem conexão
Resposta:
D. Apenas I e II.
Explicação:
A Igreja Católica desempenhou um importante papel no processo de colonização da América, ao difundir a fé cristã entre a população nativa. Essa difusão não foi apenas religiosa, mas também comportamental e moral, já que os cristãos se viam como disseminadores da civilização para esses povos, considerados “bárbaros”.
A Companhia de Jesus foi a principal ordem dedicada à catequese dos indígenas, atuando nos aldeamentos. Ainda que essa ordem permitisse certo sincretismo, como o respeito às danças e à língua, bania a nudez e as práticas antropofágicas.