]“Instituições tradicionais, como a Igreja, a família e o Estado, disputam com a indústria do consumo e com a mídia a produção de referenciais de identificação. Esse contexto de fragmentação e multiplicação de referenciais morais, políticos, religiosos e estéticos tem levado alguns antropólogos e sociólogos interessados em compreender a realidade das sociedades ocidentais a trabalhar com a noção de tribos urbanas.” (BOMENY, H. [et al.] Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio. vol. único. 2.ª ed., São Paulo: Editora do Brasil, p. 266). Assinale o que for correto quanto às denominadas tribos urbanas. *
Respostas
A indústria cultural utiliza desses recursos de publicidade e marketing para apresentar ao indivíduo possibilidades que acabam expandindo seu conceito de identidade, não se relacionando diretamente com as instituições tradicionais como no passado. Letra A.
As tribos urbanas podem ser entendidas como grupos que fazem parte da cultura e tem a sua perspectiva a associação de elementos em comuns relacionados ao urbanismo.
Por fim, a indústria cultural pode ser entendida como um veículo de informação que utiliza todos os meios de comunicação para dialogar com as massas.
As alternativas:
a) Porque instituições tradicionais como a Igreja, a família e o Estado vem sendo fragilizadas pela indústria do consumo e pelo poder da mídia na produção de referenciais de identificação.
b) Porque há uma crise das autoridades políticas, no que diz respeito ao seu poder de influência em relação à população.
c) Porque há uma falta de sentimento de pertencimento do povo em relação ao país.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.