Respostas
Resposta:
A principal semelhança entre a ética de Sócrates e Platão é que os dois pensadores concebiam a ética como uma consequência da sabedoria. ... Isto criava um modelo específico, nem sempre muito prático, de compreender o papel da ética.
Resposta:
Ambos julgam que o homem não vive por si mesmo, isolado da sociedade, ao contrário, ele precisa está vinculado em um meio social para que sua humanidade se realize plenamente; ambos concordam que o conhecimento teórico é a mais elevada que homem pode alcançar pela sua razão; eles são semelhantes em dizer que a finalidade da ética e da política é proporcionar a felicidade o ser humano; etc.
Explicação:
Platão e Aristóteles são semelhantes em relação a existência do homem contemplado no mundo e o significado dessa existência. Ambos tentaram entender o que significa estar ciente de uma existência e como a existência está relacionada com a dos outros.
Platão foi aluno de Sócrates, Aristóteles foi um estudante de Platão. Embora ele discorde de seu professor sobre alguns pontos-chave, muito do trabalho de Aristóteles é considerado uma evolução das ideias formuladas pela primeira vez por Platão. A obra de Platão, no entanto, foi mais individualmente focada e preocupada com a alma.
Aristóteles era mais um pensador político que tentou colocar suas ideias em um contexto social. Para ele, era impossível considerar um sem considerar o outro. Muito de seu pensamento científico foi com base neste mesmo princípio. Para Platão, ser era ser. Para Aristóteles, observar era ser.
Muitas das ideias de Aristóteles são um casamento entre as de Sócrates e Platão. Diz-se que Platão foi o primeiro filósofo político e Aristóteles foi o primeiro cientista político. Os dois filósofos fundaram escolas. A escola de Platão era A Academia, em que Aristóteles estudou. A escola de Aristóteles foi o Liceu, que foi parcialmente financiado por Alexandre, o Grande.