Abordagem inatista Do desenvolvimento humano é uma corrente filosófica e epistemológica que influenciam a educação essa abordagem aponta que ?
Respostas
A educação na abordagem abordagem inatista é apontada como parte do princípio onde os fatores que são de maturação e até mesmo os hereditários são os que mais influenciam no desenvolvimento da criança.
Ela se diferencia das ideias de Vygotsky que define o que chamamos de Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) como uma das características básicas para o processo de aprendizagem,
Trazendo assim um caráter social a formação, não somente a maturação biológica como proposta por Piaget que reflete que a formação se dá pela genética não pelos aspectos sociais.
Resposta:
O homem, como uma folha em branco, nasce já pronto para ser desenvolvido por estímulos externos e diversos que tornarão aquilo que ele é.
Explicação:
Platão entendia a inteligência racional como algo inato. Essa ideia foi adotada por Descartes, para quem, segundo Chauí (1995, p. 71), a inteligência era “[...] a assinatura do Criador na criatura”. Descartes funda o racionalismo, postulando que a única forma para se conhecer a verdade é por meio do uso da razão. Contudo, os filósofos Locke e Hume tinham uma postura contrária ao defender que nascemos com a mente em branco ou uma tabula rasa, na qual as experiências imprimem um conjunto de conhecimentos em nossa razão. Essa experiência é a responsável por moldar a nossa mente.