Respostas
A história se alterna entre passado e presente, mas também foca na vida interior dos personagens, refletindo a confusão que o holocausto deixou em cada um. E mesmo que o foco da narrativa esteja nos campos de concentração, é também explorado o relacionamento difícil de Spiegelman com seu pai. Em um dado momento da história, o cartunista admite: "Não consigo entender nem o relacionamento com o meu pai. Como conseguirei entender Auschwitz?" O esforço para transformar o testemunho e a história do pai em "arte" é um dos dramas centrais da obra.
Nas lembranças de Vladek, estão as histórias de horror que já conhecemos das aulas de História: experimentos com venenos, malária, esterilização, congelamento, câmaras de gás e a conhecida marcha da morte. Os prisioneiros nos campos de concentração eram submetidos aos tratamentos mais adversos e aos ambientes mais impróprios possíveis de se imaginar. Mesmo com toda a descrição que muito se tem de como era a situação nos campos, é incômodo conhecer outros detalhes sórdidos sobre o holocausto. E ainda que o pai do cartunista tenha sobrevivido, ele é nada mais que uma pálida sombra do que era antes de Auschwitz.
O holocausto é o tema de destaque do livro Maus. Uma narrativa em quadrinhos que conta a história de Vladek Spiegelman e tudo que ocorreu com ele e sua família nos campos de concentração. Essa é uma história que destaca a vida de Spiegelman antes do nazismo, sua passagem pelos campos e as situações que teve que enfrentar e como ele conseguiu se salvar.
Destaques do livro Maus
Entre os destaques do livro Maus é possível compreender:
- como era a vida dos judeus antes dos campos de concentração e depois;
- como as pessoas foram levadas para os campos de concentração;
- as situações que tiveram que passar para tentar sobreviver nos campos de concentração;
- os traumas que as pessoas que conseguiram sobreviver acabaram tendo que conviver.
Esse é um dos livros que mais apresenta a realidade do povo judeu em uma época que não tiveram escolha a vida digna. É assustador, durante a leitura do livro, o quanto as pessoas lutaram para sobreviver, tendo que fazer acordos com os guardas, guardar comida escondida para pode se alimentar, passar frio, fome, sede. O protogonista da história foi muito forte e muito persistente, ele perdeu toda a sua família, restando somente o filho para lhe ajudar.
Saiba mais sobre o holocausto em:
https://brainly.com.br/tarefa/10901896
https://brainly.com.br/tarefa/49659546
#SPJ2