Se constitui num saber imediato que está restrito um contexto singular,ou seja a uma experiência vivida individualmente.
a) A reflexão ontológica
b) O conhecimento científico
c) A intuição do tipo sensível
d) O raciocínio lógico-dedutivo
e) A linguagem metáfora
Me ajudemmmmmmmmmmmmmmm
Respostas
Resposta:
eu acho questão C
c) A intuição do tipo sensível
Resposta:
c) A intuição do tipo sensível
Explicação:
A Filosofia define duas formas de conhecimento, também chamadas de "saberes": Espontâneo e Racional.
Espontâneo: Os saberes espontâneos são frutos da experiência vivida no cotidiano. Ex.: intuição, senso comum, tradição para transmissão, uso da autoridade. reflexão ontológica, linguagem metafórica, etc. Toma frequentemente como base as crenças e os hábitos de um determinado povo ou de uma determinada sociedade. São conhecimentos especulativos ou filosóficos. Saber imediato, subjetivo, heterogêneo e saber não crítico.
Racional: Os saberes racionais são frutos de experimentações dos fenômenos para a verificação da verdade. Ex.: Conhecimento científico, raciocínio lógico, conhecimento objetivo, conceitual, realista, concreto, etc.
A intuição é um saber espontâneo. É uma percepção imediata, sem a necessidade da intervenção do raciocínio. Saber imediato e aceito a partir da primeira compreensão de um fato.
A intuição sensível
Existem vários tipos de intuição (sensível, espiritual, intelectual, emotiva, volitiva, intuição de Bergson, de Dilthey e a de Husserl) e um tipo deles é a intuição sensível. Essa é o exemplo mais característico de intuição porque a praticamos a todo momento quando percebemos e captamos os objetos. É, pois, uma intuição imediata, isto é, uma relação direta entre o sujeito e o objeto. Experiência vivida individualmente.