Na abertura da terceira unidade do material didático desta disciplina, Mariano (2020) provoca o/a leitor/a (você, assistente social em formação) a pensar sobre a mediação existente entre cada ser humano e o que ele observa, interpreta, reconhece e modifica no mundo como um todo e na realidade social de maneira mais específica. Para o autor, essa mediação é exercida pelo conhecimento.
Hoje, este é mais do que um dos elementos necessários, ele é o próprio produto dessa nova sociedade que irrompe, em uma, impressionante, velocidade criativa. Contudo, e de igual maneira, também, surgem significativos problemas advindos da condição estruturante dessa sociedade, que se organiza em redes e sistemas de novas tecnologias que, por sua vez, encontra, na informação (por exemplo, nas notícias), a sua matéria prima e, assim, forma uma complexa rede que, paradoxalmente, quando atingida, pode gerar problemas de magnitudes nunca antes ocorridas, como as fake news (MARIANO, 2020, p. 107).
Dentre outros aspectos, o autor apresenta uma reflexão sobre como notícias falsas podem gerar interpretações distorcidas da realidade e social, o que influenciaria tanto a formação de percepções e opiniões quanto aspectos mais concretos, como políticas públicas, decisões eleitorais e estigmatização de grupos especificos, por exemplo.
MARIANO. Rubem A. Filosofia. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. 240 p.
Acerca do exposto pelo autor sobre as fake news, analise as afirmações a seguir, bem com a relação proposta entre elas:
I – As notícias sobre a recorrência de fake news têm contribuído para compreendermos a relevância da Filosofia enquanto forma de conhecimento pautada pela reflexão crítica e focada na realidade dos fatos.
POR QUE
II – Fake news constituem um problema à sociedade pelo fato de que na atualidade as notícias são disseminadas muito rapidamente, inclusive as falsas, parciais ou que não foram checadas.
É correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: Alternativa 1
Explicação:
Fake News são falácias que repercutem muito rápido em virtude das redes sociais e do acesso à internet (1).
Enquanto "fake news" significa "notícias falsas e falaciosas", "senso comum" configura-se em saberes populares e opiniões individuais.
Senso comum é caracterizado por ser um conjunto de ideias baseadas em opiniões sem fundamentações científicas.
Senso comum se difere de conhecimento, porque não traz em si informações que possam ser universalizadas nem são saberes científicos, pois partem da generalização, da subjetividade e da visão de mundo de cada indivíduo.
Fake news, por sua vez, são informações passadas de modo errôneo, causando danos, pois influencia na opinião alheia, mas com dados errados e equivocados. É, portanto, crime.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/25287570
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.