Nas comercializações internacionais, os países utilizam barreiras para proteger os produtos domésticos com relação aos produtos importados. No atual cenário do comércio internacional, é fundamental que esforços sejam desenvolvidos no sentido de aumentar significativamente a participação das exportações brasileiras no mercado mundial. Para atingir este objetivo, é necessária a identificação das barreiras às exportações incidentes sobre os produtos brasileiros, de forma que possam ser objeto das negociações internacionais que visam à eliminação dos obstáculos comerciais. As barreiras tarifárias são de ampla divulgação, visto que constam nos compromissos assumidos em foros internacionais. Embora não haja uma definição precisa para barreira comercial, esta pode ser entendida como qualquer lei, regulamento, política, medida ou prática governamental que imponha restrições ao comércio exterior. As tarifas incidentes, na entrada da mercadoria a ser importada, são classificadas como barreiras ao comércio. Disserte sobre as barreiras tarifárias, as barreiras não tarifárias, as barreiras técnicas e a medida antidumping.

Respostas

respondido por: daynarasousa02
0

Resposta:Com o objetivo de proteger a economia nacional, alguns países são mais protecionistas que outros com relação àentrada de produtos estrangeiros. Na busca desta proteção, o governo pratica medidas que impõem restrições aocomércio exterior através de barreiras comerciais, como as barreiras tarifárias e as não tarifárias. As barreirastarifárias são impostas, através de tarifas, com o aumento da alíquota do imposto de importação ou taxas diversasquando um país deseja impossibilitar a entrada de determinado produto que esteja ameaçando o mercado interno. Natentativa de barrar ou diminuir o fluxo de importação de um determinado produto, não implicando diretamente sobre ocusto de importação, as barreiras não tarifárias impõem a importação de determinados produtos por meio decertificações de cotas, segurança à saúde, de qualidade, entre outros. Outra barreira, considerada prejudicial àsempresas, são as barreiras técnicas, pois os países estabelecem caraterísticas técnicas que os produtos devemapresentar para poder entrar no país, como certificações sobre a carne bovina e outros produtos. Quando um paísexporta determinado produto com o preço abaixo dos seus custos, ou seja, inferior ao vendido no mercado internosobre o mesmo produto, a prática é considerada como dumping. Assim, os órgãos governamentais competentestomam ações como medidas de proteção, conhecida como antidumping, aplicando uma sobretaxa de importaçãosobre o produto

Explicação:

respondido por: GAlves2604
0

Resposta:

Com o objetivo de proteger a economia nacional, alguns países são mais protecionistas que outros com relação à entrada de produtos estrangeiros. Na busca desta proteção, o governo pratica medidas que impõem restrições ao comércio exterior através de barreiras comerciais, como as barreiras tarifárias e as não tarifárias. As barreiras tarifárias são impostas, através de tarifas, com o aumento da alíquota do imposto de importação ou taxas diversas quando um país deseja impossibilitar a entrada de determinado produto que esteja ameaçando o mercado interno. Na tentativa de barrar ou diminuir o fluxo de importação de um determinado produto, não implicando diretamente sobre o custo de importação, as barreiras não tarifárias impõem a importação de determinados produtos por meio de certificações de cotas, segurança à saúde, de qualidade, entre outros. Outra barreira, considerada prejudicial às empresas, são as barreiras técnicas, pois os países estabelecem caraterísticas técnicas que os produtos devem apresentar para poder entrar no país, como certificações sobre a carne bovina e outros produtos. Quando um país exporta determinado produto com o preço abaixo dos seus custos, ou seja, inferior ao vendido no mercado interno sobre o mesmo produto, a prática é considerada como dumping. Assim, os órgãos governamentais competentes tomam ações como medidas de proteção, conhecida como antidumping, aplicando uma sobretaxa de importação sobre o produto.

Explicação: GABARITO, RESPOSTA ESPERADA.

Perguntas similares