• Matéria: Geografia
  • Autor: emanuellesantanadeje
  • Perguntado 3 anos atrás

1 - Sobre o Agreste, responda:

a) Qual a sua localização.

b) Cite os tipos de vegetação.

c) Qual a forma de relevo na porção norte e oeste.

d) Cite as cidades mais importantes e o por quê dessa importância.

e) Qual é a base da economia.

2 - Explique o que são brejos, cite um exemplo e qual sua importância.

3 - Quais foram as atividades econômicas dos primeiros povoadores do Agreste?

4 - Explique a importância da expansão da atividade agrícola no Agreste.

5 - Quais foram os fatores responsáveis pela fundação de vilas no Agreste, entre os séculos XVI e XVII, que, ao longo do tempo, se transformaram em cidades?

alguém poderia me ajudar por favor :)​

Respostas

respondido por: bareamatheus7
1

Resposta:

a) O agreste é uma sub-região nordestina, localizada entre a zona da mata e o sertão. Ou seja, é uma região que está entre o sertão e o litoral do Nordeste. Por isso, é chamada de zona de transição

b)vegetação caducifólia, que perdem suas folhas em alguns períodos. Cactos, bromélias, algumas leguminosas e arbustos com galhos retorcidos

c) O relevo do agreste reúne regiões de planaltos, com destaque para o Planalto da Borborema.

d) Caruaru (Pernambuco), Campina Grande (Paraíba), Feira de Santana (Bahia), Arapiraca (Alagoas) e Itabaiana (Sergipe).

2-Brejo de altitude, brejo interiorano ou florestas de serra, são denominações dadas pelos ambientalistas

3-Assim, as principais atividades econômicas são: criação de gado, produção de leite e o cultivo de diversos tipos de plantas (milho, feijão, mandioca, café, algodão, sisal, frutas e verduras).

4- A Produção Agrícola Sustentável apresenta diversas técnicas que podem trazer grandes benefícios para o produtor. Por meio da consultoria agrícola, essas técnicas podem ser implementadas na produção para que ela seja sustentável e próspera. Dentre as técnicas, se encontram a agricultura de precisão, que utiliza o georreferenciamento para automatizar processos produtivos de, como o próprio nome traz, garantir maior precisão na produtividade.

5- A criação de vilas em Minas Gerais no início do regime monárquico atendeu a demanda antiga por divisão administrativa do território. Demonstra-se Minas Gerais regionalizada, destacando a criação de vilas na região Norte. As petições para esse fim eram comuns a outras províncias do Brasil e tinham fundamentação semelhante. Mas, a Assembleia Geral somente tratou do assunto a partir de 1831 em consonância com a questão fiscal, de interesse do governo central e das províncias que se impôs na agenda política a partir de então.

Explicação:

espero q ajude

Perguntas similares