A pessoa jurídica consiste num conjunto de pessoas ou de bens, dotado de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para a consecução de fins comuns. Pode-se afirmar, pois, que pessoas jurídicas são entidades a que a lei confere personalidade, capacitando-as a serem sujeitos de direitos e obrigações. A sua principal característica é a de que atuam na vida jurídica com personalidade diversa da dos indivíduos que as compõem.
(Gonçalves, Carlos Roberto.Direito civil brasileiro, parte 1, 2018, p. 108)
Em relação às pessoas jurídicas , analise as afirmativas a seguir:
I - As pessoas jurídicas de direito público interno podem classificar-se em: da administração direta (autarquias, fundações públicas e demais entidades de caráter público criadas por lei) e da administração indireta ( União, Estados, Distrito Federal, Territórios, Municípios).
II - As pessoas jurídicas de direito público interno não são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros. Os únicos responsáveis pelos danos serão os agentes causadores e responderão por seus atos.
III - A inscrição do ato constitutivo ou do contrato social no registro competente — junta comercial, para as sociedades empresárias em geral, e cartório de registro civil de pessoas jurídicas, para as fundações, associações e sociedades simples — é condição dispensável para a atribuição de personalidade à pessoa jurídica.
IV - A extinção da pessoa jurídica é o término da sua existência; é o perecimento da organização ditada pela desvinculação dos elementos humanos e materiais que dela faziam parte. Dessa despersonalização do ente jurídico decorre a baixa dos respectivos registros, inscrições e matrículas nos órgãos competentes.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, III e IV, apenas.
b.
I, II, III e IV. INCORRETA
c.
II, III e IV, apenas.
d.
II e IV, apenas.
e.
III e IV apenas.
Respostas
Resposta:
II e IV, apenas.
Explicação:
As pessoas jurídicas de direito público interno não são civilmente responsáveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros. Os únicos responsáveis pelos danos serão os agentes causadores e responderão por seus atos.
A extinção da pessoa jurídica é o término da sua existência; é o perecimento da organização ditada pela desvinculação dos elementos humanos e materiais que dela faziam parte. Dessa despersonalização do ente jurídico decorre a baixa dos respectivos registros, inscrições e matrículas nos órgãos competentes.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Sobre a personalidade jurídica conforme dispõe o Código Civil brasileiro, é correto afirmar o que se encontra na assertiva:
- IV, apenas.
A assertiva I está incorreta, porque troca a classificação da administração direta e indireta. Uma vez que a Administração Direta é formada pela: União, Estados, Distrito Federal e Municípios; já a Indireta é formada pelas autarquias e fundações públicas.
A assertiva II está incorreta, porque o artigo 43 do Código Civil dispõe que as pessoas jurídicas nesse caso são civilmente responsáveis pelos atos de seus agentes.
A assertiva III está incorreta, porque a inscrição do ato constitutivo é requisito indispensável para o nascimento da personalidade jurídica.
Responsabilidade civil objetiva
As pessoas jurídicas de direito público interno detém responsabilidade civil objetiva em relação aos atos praticados pelos seus agentes, quando estes causarem danos a terceiros. Tal responsabilidade, não anula o direito de regresso do Poder Público contra o servidor, para reparação do dano.
Aprenda mais sobre personalidade jurídica em:
https://brainly.com.br/tarefa/44618984
#SPJ2
II e IV, apenas.