Atividades: Lei os textos com atenção! Em seguida respondas as questões em seu caderno. de 1- Na sua opinião, qual o maior desafio de conviver em sociedade? 2- Segundo o texto, qual a importância de conviver com as pessoas? 3. Segundo o texto, a convivência pode ser agradável ou desagradável. O que você pode faze maneira prática para tornar sua convivência com as pessoas agradável? Qual o sentido da palavra conviver? 5- Normalmente qual a características das pessoas do nosso círculo de convivência? 6- Qual o real desafio da convivência? 7- Quais os 2 primeiros lugares vamos fazer experiência de convivência? 8- Quais as características de convivência no espaço escolar?
Respostas
Resposta:
1- A vida em sociedade impõe condutas que vão desde o respeito ao próximo, até o cumprimento de todas as regras e normas que nos são apresentadas, como forma de fruirmos uma convivência pacífica e harmoniosa. Desta forma, não cabem atitudes individualistas, egoísticas, as quais apenas atendem aos anseios próprios.
•
2- A sociabilidade constitui o ser humano do início ao fim de sua vida. Relacionar-se com outras pessoas é uma necessidade constante para o bem-estar psíquico e também físico. ... A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis.
•
3- Desenvolver uma atitude mental positiva e permitir que os outros vejam e sintam isso. ...
Falar sempre de maneira disciplinada, em tom amigável. ...
Prestar muita atenção à pessoa com quem se conversa. ...
Manter a compostura em qualquer circunstância. ...
Ser paciente.
•
4- Possuir convivência; ter uma vida em comum; ser próximo de alguém: o professor convivia com seus alunos; os familiares convivem numa só casa.
Ter uma boa relação com alguém: na empresa, convive com os funcionários; os vizinhos convivem harmoniosamente.
Coexistir; partilhar um mesmo local, ambiente ou recinto: os cães convivem bem com os gatos; a riqueza e a pobreza não convivem bem.
•
5- “Nossos círculos sociais — nossos amigos e familiares — são muitas vezes as únicas fontes de informação que temos sobre diferentes características de um mundo social mais amplo, como frequência de problemas de saúde ou conflitos com um parceiro”.
Assim, tendemos a achar que ninguém mais tem conseguido manter um relacionamento sério, caso nossos amigos estejam todos solteiros ou terminando seus namoros. Ou podemos acreditar que certo tipo de doença é muito mais comum do que de fato é, caso acometa várias pessoas do mesmo círculo.
Por outro lado, esse mesmo processo cognitivo pode gerar julgamentos sociais bem diferentes em determinados casos.
Por exemplo, se todo mundo do seu convívio tiver as mesmas opiniões políticas, é fácil achar que essa bolha representa o mundo inteiro — e aí você até fica chocado quando vê que existem pessoas que apoiam aquele candidato que você considera bizarro.
•
6- O grande desafio da humanidade está em saber conviver, e a modernidade apresenta-se como um grande vilão para quem almeja promover a convivência entre as pessoas. Sabe-se que um convívio familiar saudável e adequado é o alicerce para uma proteção básica bem-sucedida.
•
7- Escolas, clubes, ou até na própria casa mesmo.
•
8- A escola é o espaço onde o ápice da interação social da criança acontece. Fora do ambiente familiar, ela tem contato com outras pessoas e suas histórias. As diferenças estão ali, lado a lado com seu grau de entendimento sobre o mundo.
Explicação:
Espero ter ajudado:)