Os eventos motores, secretores e absortivos do trato gastrointestinal (TGI) devem ser integrados para permitir que os nutrientes, contidos no alimento ingerido, possam ser digeridos, com redução a partículas mais simples e, assim, ser absorvidos. Essa integração é efetivada por ações e interações dos sistemas nervoso e endócrino. As ações dos sistemas nervoso e endócrino, assim como as interações entre eles, são realizadas por meio dos mecanismos de regulação neurócrina, parácrina e exócrina. Explique de que forma cada um desses mecanismos de regulação age.
FONTE: RODRIGUES et al. Células endócrinas do sistema gastroenteropancreático: Conceitos, distribuição, secreções, ação e controle. Arq. ciên. vet. zool. UNIPAR, 8(2): p. 171-180, 2005.
Respostas
Resposta:
*Na regulação neurócrina as substâncias químicas são liberadas na terminação nervosa, como por exemplo do peptídeo intestinal vasoativo que atuam como neurotransmissores. *Na parácrina as substancias químicas são liberadas próximo ao local onde foi produzida, agindo sobre as células vizinhas. *Na exócrina as secreções entram através de ductos, conectando-se ao espaço de uma estrutura ou superfície.
Explicação:
A regulação do sistema gastrointestinal é realizada por mecanismos neurais intrínsecos e extrínsecos, endócrinos e parácrinos.
Quem faz a regulação neural desse sistema?
Sistema nervoso entérico:
Sistema formado por neurônios presentes nas paredes do trato gastrointestinal que fazem a regulação intrínseca desse sistema. Fazem a regulação da motilidade e da secreção do trato.
Sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático):
Faz a regulação extrínseca (regulação fina) do sistema gastrointestinal. A porção simpática inibe a digestão via vasoconstrição, enquanto a porção parassimpática a estimula.
Sinalização endócrina no sistema gastrointestinal
A regulação endócrina do sistema gastrointestinal se dá por meio da secreção de hormônios por células especializadas isoladas. Os principais hormônios associados a essa sinalização são:
- Gastrina: estimula a secreção de ácido gástrico.
- Colecistocinina (CCK): estimula a contração da vesícula biliar e a secreção de enzimas pancreáticas e inibe a secreção ácida estomacal.
- Secretina: estimula a secreção de bicarbonato e inibe o esvaziamento gástrico e a secreção ácida estomacal.
- Motilina: estimula o complexo motor migratório.
Sinalização parácrina
A regulação parácrina se dá pela secreção de moléculas que agem próximo ao local onde foram secretadas. As principais moléculas relacionadas a regulação parácrina são:
- Histamina: estimula a secreção de ácido pelo estômago (potencializa a ação da gastrina).
- Somatostatina: inibe a secreção de gastrina, indiretamente diminuindo a secreção do ácido estomacal.
Leia mais sobre a gastrina: https://brainly.com.br/tarefa/2404952
#SPJ2