• Matéria: Geografia
  • Autor: Fernandafreitaslo35
  • Perguntado 3 anos atrás

NA Europa, a Geografia Crítica têm suas raízes em trabalhos realizados no século XIX por escritores como Karl Marx, Friedrich Engels, V. Lênin, Élisée Reclus e Kropotkin. O marxismo geográfico esteve fortemente presente na Europa. Na França, a corrente mais marcante foi liderada por Yves Lacoste, responsável pela criação da revista Heródoto (em 1976) que passou a publicar temas relacionados com a crise na Geografia e as novas tendências. Contudo, Lacoste não se limitou em apenas comandar a revista, passou a escrever obras. A Geografia Tradicional vai sendo substituída pela Geografia Crítica, que escreve e discute sobre o saber estratégico utilizado na ocupação e no domínio dos espaços geográficos. Destaque o nome do estudioso que influenciou para que esse mudança ocorresse. Assinale a alternativa CORRETA: A) Milton Santos. B) Alexandre Von Humboldt. C) Jean Piaget. D) Yves Lacoste.

Respostas

respondido por: eliihalbuquerque
0

Resposta: D) Yves Lacoste.

Explicação: A Geografia Tradicional vai sendo substituída pela Geografia Crítica, influenciada pelo francês Yves Lacoste, que escreve e discute sobre o saber estratégico utilizado na ocupação e no domínio dos espaços geográficos.

respondido por: ericlp90
0

A resposta é a letra D) Yves Lacoste.

A Geografia Tradicional passou por um processo de substituição pela Geografia Crítica, sofrendo a influencia do francês Yves Lacoste, que fala sobre o saber estratégico envolvido no domínio e ocupação dos espaços geográficos.

A Geografia crítica é uma linha de pensamento da ciência geográfica que tem como foco o espaço cultural, aquele que foi e é criado pelo homem, assim como estuda também as relações sociais.  

Espero ter ajudado!

Perguntas similares