• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaseibert98
  • Perguntado 9 anos atrás

Leia o texto.

O efeito da arte dentro da perspectiva nietzschiana dissolve o peso das convenções da civilização, substituindo-as por um sentimento de unidade, a certeza de que apesar de todo o sofrimento que possa estar presente na vida, esta pode ser tomada em uma aparência repleta de alegria. Por assim dizer, o homem pode ser salvo pela arte, e através desta salva-se a vida nele.

(Coletânea Ética, Cultura e Arte, A vida como obra de arte, p.12.)

De acordo com o texto supracitado na referência, pode-se afirmar que:

I. A arte é capaz de restaurar as emoções, pois há vida na arte.

II. O convencional cria sobrecarga que prejudica o homem, a arte a alivia.

III. O homem não é obra artística, não foi criado por outro ser humano.

IV. A união entre o homem e a arte gera o sentimento de unidade.

Está (ão) CORRETA(s):
A) Apenas I.
B) Apenas II e IV.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas I, II e IV.


josenildaribeir: D) I, II, IV . I A arte é capaz de restaurar as emoções, pois há vida na arte; II O convencional cria sobrecarga que prejudica o homem, a arte a alivia; IV A união entre o homem e a arte gera o sentimento de unidade

Respostas

respondido por: Kronikous
0
Analisando a questão, posso dar como acertiva a alternativa B.

A afirmativa I diz que a arte restaura as emoções, algo que não está presente no texto. Diz-se apenas que a arte dissolve a sobrecarga das convenções da civilização.

A afirmativa II faz sentido, pois conforme exposto acima, a arte dissolve, ou seja, alivia a sobrecarga que prejudica o homem.

Não se verifica, no texto, nada que diga que o homem é ou deixa de ser obra artística, logo a afirmativa III não pode estar correta.

A afirmativa IV faz sentido, uma vez que quando o homem une-se à arte, sente-se uma coisa só, homem e arte se complementam, nascendo disso certeza de que se pode ser feliz, apesar de todo o sofrimento enfrentado na vida por este homem.
Perguntas similares