Respostas
Resposta:
A Ditadura na Argentina começou com um golpe de Estado dado por militares que assumiram o poder do país. Durante sua vigência, foi um dos governos mais autoritários da América Latina no século XX.
Na segunda metade do século XX surgiram vários governos ditatoriais na América Latina. Essas formas de governo normalmente eram comandadas por militares que assumiam o controle do país, geralmente através de golpes de Estado. A conjuntura da época no mundo era de Guerra Fria, então esses defensores da extrema direita governavam com o discurso de combater os males do comunismo em seus respectivos países.
A Argentina passou por situação semelhante a do Brasil em relação a existência de um governo militar ditatorial. A Ditadura na Argentina teve início com um golpe militar no ano de 1966. O presidente Arturo Illia, que exercia o cargo legalmente dentro da constituição, foi deposto no dia 28 de junho daquele ano e a partir de então se sucedeu uma série de governos de militares até 1973.
Embora o tempo de vigência da Ditadura na Argentina tenha sido de apenas sete anos, bem menos do que os 21 anos de ditadura militar no Brasil, foi tempo suficiente para as várias atrocidades cometidas pelos governantes autoritários.
Os promovedores da Ditadura na Argentina, em semelhança ao Brasil, a determinavam como Revolução Argentina. Logo após a tomada de poder, entrou em vigor no país o Estatuto da Revolução Argentina que legalizou as atividades dos militares. O intuito dos golpistas era de permanecerem no poder por tempo indeterminado, enquanto fosse necessário para sanar todos os problemas argentinos. A nova ‘constituição’ proibia a atividade dos partidos políticos e cancelava quase todos os direitos civis, sociais e políticos por conta de um quase constante Estado de Sítio. Era a derrocada da cidadania.
Explicação:
Espero ter te ajudado :)
A ditadura na Argentina, comandada pelos militares, aconteceu entre os anos de 1976 e 1983, período em que milhares de pessoas foram mortas no país.
Ditadura na Argentina
A ditadura militar na Argentina começou em 1976, com um golpe que derrubou o governo eleito pelo voto popular. E isso acontece quando o Brasil e o Uruguai, assim como Chile, já viviam períodos de ditadura nos mesmos moldes.
Inclusive, a Argentina, embora tivesse apenas sete anos de regime militar, chegou a registrar mais mortes e casos de violação dos direitos humanos do que os seus vizinhos.
Então, a ditadura durou até 1983, quando houve a reabertura no país e, até hoje, os civis governam democraticamente na Argentina. Entretanto, ainda há muitos processos e antigos militares sendo presos e condenados por conta dos crimes cometidos naquele período.
Para saber mais sobre a ditadura na Argentina, veja o link: https://brainly.com.br/tarefa/34601654
#SPJ2