Respostas
Resposta: Sim
Explicação: Por causa dos movimentos do figurinhas e as expressões faciais e das roupas
Resposta:
O figurino aplicado à dança funciona como um invólucro que desenha o corpo para o
figurino aplicado à dança funciona como um invólucro que desenha o corpo para o espetáculo da dança. A união que se faz do corpo com o traje altera as possibilidades do
figurino aplicado à dança funciona como um invólucro que desenha o corpo para o espetáculo da dança. A união que se faz do corpo com o traje altera as possibilidades do movimento. A função do figurinista é fazer que tal alteração seja construtiva. Este artigo
figurino aplicado à dança funciona como um invólucro que desenha o corpo para o espetáculo da dança. A união que se faz do corpo com o traje altera as possibilidades do movimento. A função do figurinista é fazer que tal alteração seja construtiva. Este artigo apresenta parte da pesquisa em desenvolvimento, “Traje de dança e suas especificidades na
figurino aplicado à dança funciona como um invólucro que desenha o corpo para o espetáculo da dança. A união que se faz do corpo com o traje altera as possibilidades do movimento. A função do figurinista é fazer que tal alteração seja construtiva. Este artigo apresenta parte da pesquisa em desenvolvimento, “Traje de dança e suas especificidades na criação e desenvolvimento para figurino de dança” apoiada pela FAPESP (Fundação de
Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo).
Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo). Essa investigação começa destacando a ideia de que o figurino ou traje na dança
Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo). Essa investigação começa destacando a ideia de que o figurino ou traje na dança deve resultar da construção de relação entre corpo, roupa e movimento. Percebe-se a dança
Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo). Essa investigação começa destacando a ideia de que o figurino ou traje na dança deve resultar da construção de relação entre corpo, roupa e movimento. Percebe-se a dança como uma prática artístico-acadêmica que envolve técnicas sistematizadas, codificações de
Amparo á Pesquisa do Estado de São Paulo). Essa investigação começa destacando a ideia de que o figurino ou traje na dança deve resultar da construção de relação entre corpo, roupa e movimento. Percebe-se a dança como uma prática artístico-acadêmica que envolve técnicas sistematizadas, codificações de passos e movimentos expressivos. “O modo ou estilo de movimento empregado pelo
dançarino ou ator estabelece um aspecto particular da expressão corporal que talvez seja
mais importante para a arte da dança do que para a mímica ou para o drama.” (LABAN,
1978).
Assim o figurinista, ao se apropriar do corpo dançante como suporte para sua
criação, deve entender a relação entre as várias articulações do corpo e seu uso na dança. A
concepção do figurino como traje de dança, cuja função é vestir o corpo de signos que
colaboram na construção de uma realidade ou contexto específico, deve somar-se a
mecânica destes movimentos, isso porque o estudo da adequação do traje de dança faculta-
se também pela análise dos fatores mecânicos e ergonômicos em harmonia com os fatores
expressivos de composição cênica.
Partindo do princípio de que o movimento se restringe ao estado momentâneo do
corpo, percebemos a importância do estudo antropométrico e ergonômico na construção do
traje de dança.
é essa parte que eu destaquei.