Respostas
Resposta:
a) No texto há vários impactos da construção da usina como: o alagamento de uma vasta área, onde hoje há um lago artificial, que levou o desaparecimento de cinco núcleos urbanos baianos de porte médio e à transferência dos seus moradores para novas sedes, construidas nas margens do reservatório.
b)
Unidades Federativas:
O Rio São Francisco, o “Velho Chico” como é carinhosamente chamado, tem sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais, em seguida, ele percorre os estados nordestinos: Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados.
Distância:
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o rio possui, aproximadamente, 2.700 km de extensão, correspondendo a 8% do território brasileiro.
Econômia:
No rio São Francisco, esse ofício de pescar representa uma das principais atividades econômicas, contudo há outros aspectos que propiciam a utilização desse grande volume de água, como por exemplo: na agricultura, navegação, geração de energia elétrica, turismo.
Explicação da Econômia do rio São Francisco. Caso você queira colocar na pesquisa:
Em suas margens, desenvolvem-se a agricultura e a pecuária. A vegetação local e a disponibilidade de minérios também são fatores relevantes na importância desse curso d'água.
Segundo a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), as suas margens são consideradas um grande pomar. Diversas frutas são cultivadas na área do rio, onde foram instaladas grandes empesas. São cultivadas frutas, como mamão, manga e melancia, que abastecem o mercado interno e externo.
O Rio São Francisco também é utilizado para a geração de energia. Grandes usinas hidrelétricas, como Xingó e Sobradinho, utilizam a força de suas águas para geração de eletricidade. A energia gerada abastece a região Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO. SE ESTIVER ERRADO ME DESCULPE.
⏩BONS ESTUDOS⏪