Segundo a BNCC, todos os currículos do País devem desenvolver as 10 competências gerais nos alunos, ou seja, um conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que precisa ser trabalhado com as crianças em idade escolar e que estejam conectadas com o mundo contemporâneo. Em relação ao mundo da tecnologia educacional, são competências a serem desenvolvidas:
I – Conhecimento da cultura digital, ou seja, a capacidade de o aluno desenvolver conhecimentos referentes ao mundo da tecnologia, como funciona as diversas ferramentas disponíveis neste universo, de uma maneira reflexiva, crítica e ética.
II – Valorização do conhecimento físico, social, digital, para entenderem, explicarem e intervirem na realidade.
III – Desenvolvimento de uma boa comunicação, que seja capaz de escutar, compreender, argumentar, expressar seus sentimentos, suas ideias e suas opiniões, usando múltiplos meios de comunicação e não apenas a verbal e a escrita, mas que sejam capazes também de utilizar os múltiplos meios de comunicação digital e mídias .
IV – Utilização da tecnologia a favor de apropriação do conhecimento, para pesquisas escolares, comunicação, programação, dentre outras possibilidades.
V – Desenvolvimento da capacidade de conhecer o mundo em que vive e poder ser agente de transformação da realidade, de conhecer seus direitos e seus deveres, e exercer a cidadania com solidariedade e responsabilidade.
Respostas
Resposta:
Todas estão corretas.
Explicação:
Veja o que diz a BNCC sobre a cultura digital como uma de suas competências
Entre as 10 competências gerais apresentadas pela BNCC, um item inclui a tecnologia como habilidade que deve ser aprendida dentro das salas de aula. A competência 5 tem o objetivo de trazer a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento pedagógico, onde o estudante deve aprender a utilizar a tecnologia de maneira significativa, reflexiva e ética.
Entenda melhor a seguir.
Entenda a competência 5 na íntegra
Segundo a competência 5, o estudante deve: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
A cultura digital como competência da BNCC foca no uso específico de recursos tecnológicos, mas com senso crítico. Ela visa ensinar às crianças e adolescentes a dominar o universo digital, para que consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender a produzir.
A inclusão da competência da cultura digital nas normas da BNCC é um reflexo do cenário no qual vivemos, onde tudo é feito por do uso da tecnologia. Então, como as crianças já nascem nesse meio, não há como deixar de levar esse tipo de conhecimento para a sala de aula.
Competência 5:na integra.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.