• Matéria: Sociologia
  • Autor: brunasouza1180
  • Perguntado 3 anos atrás

Para Thomas Hobbes, os seres humanos são livres em seu estado natural, competindo e lutando entre si, por terem relativamente a mesma força. Nesse estado, o conflito se perpetua através de gerações, criando um ambiente de tensão e medo permanente. Para esse filósofo, a criação de uma sociedade submetida à Lei, na qual os seres humanos vivam em paz e deixem de guerrear entre si, pressupõe que todos renunciem à sua liberdade original. Nessa sociedade, a liberdade individual é delegada a um só dos homens que detém o poder inquestionável, o soberano. ______________________________________: MALMESBURY, Thomas Hobbes de. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Trad. João Paulo Monteiro; Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Editora NOVA Cultural, 1997._______________________________________________________________________A teoria política de Thomas Hobbes, mesmo que tenha sido pensada como solução para uma briga constate por Poder que geraria grandes instabilidades sociais, pode se assemelhar com fenômenos políticos modernos. Que tipo de Sistema Político ou Forma de Estado se assemelharia à ideia de Hobbes: * A) Monarquia Parlamentarista. B) Oligarquia. C) Confederação anarquista. D) Presidencialismo de coalisão. E) Comunismo. ​

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Quando um tipo de governo domina a população, sendo ele o soberano, e, a sociedade está regida a partir de suas decisões, temos a Monarquia. Essa ideia nos apresenta a alternativa A como correta.

Thomas Hobbes vai de encontro a uma perspectiva totalitária. Para Hobbes a paz só é possível quando a liberdade fosse reunida por todos os indivíduos, fato que ele define como a liberdade total.

Por isso, seria necessário distinguir a questão da igualdade para todos e do comprometimento entre todos, ou seja, a vontade de viver do ser humano em uma sociedade de bem comum deveria ser coletiva.

Perguntas similares