A aprendizagem ocorre na interação dos sujeitos com os objetos de conhecimento disponibilizados no meio no qual ele está inserido. Na escola, há a intencionalidade explícita de ensinar, cabendo ao professor escolher os métodos, as técnicas e os recursos mais adequados para que a aprendizagem ocorra, levando em consideração as especificidades dos seus alunos.
Você, professor de um curso de Enfermagem, está trabalhando com seus alunos a Enfermagem no período de recuperação pós-parto. Para isso, você selecionou um vídeo, no qual são entrevistados enfermeiros especializados nos cuidados pós-parto que, além de falarem sobre o tema, mostram exemplos de suas atuações na prática. Antes da exibição do vídeo, você propõe um roteiro de perguntas sobre o que será assistido, visando à observação atenta de alguns aspectos que serão abordados, para um debate na sequência da exibição.
No entanto, ao começar a entregar os roteiros de observação, você ouve um aluno comentar: "vídeos só servem para matar o tempo da aula, não aprendemos nada com eles".
Diante da situação, que resposta você daria ao aluno? Fundamente sua resposta de acordo com o papel que os recursos audiovisuais desempenham na promoção da aprendizagem.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Desde que bem selecionados, os conteúdos audiovisuais podem mostrar diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto, fomentando os debates e discussões em sala. Esse material serve como complemento para os conteúdos vistos em sala e os estudantes podem aproveitá-lo para fazer uma revisão em casa dos assuntos vistos na escola.
Resposta:
A utilização de recursos audiovisuais foi proposta pela primeira vez ainda no século XX, por Celestin Freinet. Ele propôs que o cinema fosse utilizado, por meio de projeções na escola, para suscitar discussões e possibilitar a construção de novas ideias. Os recursos audiovisuais passaram a fazer parte, definitivamente, das práticas educativas após o término da Segunda Grande Guerra.
Na época da guerra, os países participantes precisavam preparar os jovens para os combates. Visando maior rapidez na preparação, recursos audiovisuais foram utilizados e mostraram ótimos resultados.
Sendo assim, a inclusão do vídeo na situação de ensino não tem o objetivo de "matar o tempo da aula", mas, sim, de se constituir como um recurso importante para a promoção da aprendizagem, tendo sido incorporado ao planejamento docente em razão da sua intencionalidade pedagógica.
Além disso, a exibição do vídeo foi previamente planejada, tendo em vista que se propôs um roteiro para a observação dos pontos mais relevantes, que seriam debatidos após a apresentação.
Os vídeos trazem "outras vozes" para a sala de aula, com experiências em realidades distintas da situação de ensino-aprendizagem vivenciada na instituição educativa.
Explicação: