Sobre a globalização é incorreto afirmar que:
a.
Temos novas noções de tempo e espaço.
b.
A globalização impõe a dissolução de fronteiras e de barreiras protecionistas.
c.
Pode-se dizer que o que ocorre no plano global influencia diretamente o plano local, ou seja, o “quintal de nossas casas”.
d.
Com a globalização e o desenvolvimento de novas tecnologias, a comunicação de massa enfrenta seu declínio.
e.
Com a globalização e o desenvolvimento de novas tecnologias, foi dada a impossibilidade de um novo receptor da informação. Sua condição de massa amorfa, alienada e manipulada jamais será superada.
Respostas
Globalização foi um processo de “encurtamento” das distancias entre os paises, econômica, política, social e culturalmente.
Antigamente, distancias separavam as nações, que criavam suas próprias culturas e identidades. Sempre se buscou ir alem dessas fronteiras físicas. Comercializar com grupos de outros lugares, lugares mais distantes, que apresentariam, por exemplo, outros produtos.
Na transição do capitalismo para a I.Media, vimos o retorno
gradual das feiras (os “burgos”), onde esses comerciantes (os “burgueses”)
levavam seus produtos a pontos de intersecção de estradas, oferecendo seus
produtos – vindos de outros lugares – para pessoas –que vinham e iam para
outros lugares também.
As trocas voltavam a crescer a partir daí.
Antes disso, romanos, gregos, egicpcios, persas e inúmeros outros povos tornaram – se Impérios. Grandes, vastos e com seus limites indo alem por muito tempo.
Especiairias do oriente foi um dos fatores que levou mercadores a investir em barcos e fez os homens buscarem se jogar ao mar. As grandes navegações são fruto desse conhecimento e da busca do homem (europeu) por novas terras e matérias – primas.
Com a revolução industrial, os transportes, os produtos (tanto as matérias – primas como os produtos finais já industrializados) e as próprias pessoas podiam se locomover muito mais rápido. Esses processos que antes demandam muito tempo, agora diminuía. E diminuía cada vez mais com avanços tecnológicos.
Quanto mais rápido e com maior clareza se chega a um lugar distante, maior a sensação de que o espaço é o mesmo.
Será que você não conhece as pirâmides do Egito? Ou você apenas não as viu fisicamente diante de si?
Os conflitos no oriente médio, os desastres na África e na Ásia, o novo presidente recém – eleito nos paises do norte, vc acompanha simultaneamente como se estivesse presente. Não tem a sensação de que são dois mundos diferentes o que habita e esse outro que se informa. Os acontecimentos vinculados pela grande mídia são indiferentes da origem espacial.
Nesse mundo extremamente interligado, acontecimentos distantes nos atingem. Queda de bolsas de valores ou crises em paises distantes causam pânico e mudanças em nossa própria economia.
A única alternativa que não discorre dessa maneira é a alternativa D, já que a globalização e novas tenologias foram e vão ampliando a comunicação de massa, chegando inclusive aos grupos minoritários dentro dessas grandes massas.
Resposta:
E
Explicação:
Com a globalização e o desenvolvimento de novas tecnologias, foi dada a impossibilidade de um novo receptor da informação. Sua condição de massa amorfa, alienada e manipulada jamais será superada.