Respostas
Analisando a história por alto vamos perceber que os negros tiveram uma grande influência indireta na época do Brasil monárquico.
Durante o período monárquico brasileiro a economia era sustentada pela agricultura, principalmente pelo café, todos os produtores/donos da prática agricolar possuía escravos para realizar as tarefas necessárias, esse grupo (os donos) eram um dos mais fortes do Brasil, falando na questão de influência política e econômica nacional.
No ano de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea para abolir a escravidão no Brasil, um escravo tinha um valor financeiro alto e um proprietário de terra tinha dezenas e até mesmo centenas de escravos, quando a lei foi assinada, tiveram que libertar eles, ficando com altos prejuízos financeiros e sem trabalhadores para realizar as atividades agrícolas, o que causou grande insatisfação por parte desse grupo. Antes os proprietários apoiavam a monarquia, porém, depois desse fato relatado começaram a ir contra, uns dos motivos para a queda da monarquia brasileira.