2- De acordo com o mapa político do continente asiático, os maiores países em extensão territorial são economicamente emergentes, enquanto que o países países pequenos como o Japão, que é uma ilha no oceano Pacífico, atualmente é uma das maiores potências do mundo, com IDH 0,919, o que é considerado como alto índice de qualidade de vida. Qual é a conclusão que podemos fazer sobre desenvolvimento econômico e social com base nestas informações?
Respostas
Resposta:
O texto é um desastre. O professor que formulou a questão apresentando um mapa geopolítico e esse texto introdutório mal intencionado e ignorante.
Para começar;
Japão, que não é uma ilha, e arquipélago, tem um IDH considerado muito alto, não alto, como afirma o texto. Inclusive falar em um país ser uma "potência do mundo, com IGH 0,919" não tem o menor significado. O país ser uma potência mundial e ter espetacular índice de desenvolvimento humano, não são aspetos correlatos.
Aliás, a primeira coisa é entender que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa, que desde de 2010 tem os seguintes critérios para ser calculado: Anos Médios de Estudo e Anos Esperados de Escolaridade, Expectativa de vida ao nascer e PIB per capta do do país.( anexo)
Qualidade de vida é um dos fatores que entram no cálculo do IDH, logo resultado do IDH não mede qualidade de vida, ele o tem em seu cálculo. ( ver anexo).
O Japão é, ainda assim o vigésimo pais em IDH, perdendo para países com menor renda per capta. Na Asia é o terceiro ou quarto colocado.
Explicação: