Situação-problema
“A sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas. Na realidade, todos nós somos sociólogos porque você e eu estamos sempre analisando nossos comportamentos e nossas experiências interpessoais em situações organizadas.”
O trabalho proposto para essa disciplina é: realize uma pesquisa sobre um sociólogo vivo, escrevendo sobre o seu pensamento (estudo) e sua formação.
Respostas
Resposta:
O sociólogo é Bauman.
Explicação:
Bauman é um sociólogo que observa diversos aspectos das interações sociais, um dos mais é notáveis é a acepção a cerca das relações humanas direcionando-se para relações cada vez mais "líquidas". O sociólogo é de uma linhagem marxista e, portanto, baseia sua pesquisa no materialismo histórico dialético, segundo Bauman as relações, as paixões humanas seguem a tendência do capital rumo às instantaneidade, deste modo, as relações estariam sendo condicionadas a serem nas palavras do autor como "liquidas" ou seja, breves e passageiras. Do ponto de vista mercadológico essa idéia seria aprazível ao sistema de consumo, uma vez que relações liquidas tendem a serem também mais custosas, os relacionamentos e as reações casuais, tem maior mercado produtor do que as duradouras, isto porque interações líquidas são homericamente mais usuais e fáceis de "produzir", oposto das relações de longas datas. A relação tempo e produto não se justifica do ponto de vista produtivo em escala ao comparar as relações líquidas as duradouras em extinção, o modo liquefeito das relações é, portanto, a melhor forma de relação para a estrutura capital e isto tende a ser perene.