As minhocas estão dentro do filo dos Anelídeos, junto com as sanguessugas e os poliquetas.
O vídeo fala um pouco sobre a importância desses animais para a agricultura.
Sobre o filo das minhocas e dos moluscos, animais mais primitivos que os anelídeos, responda:
a) Qual a novidade evolutiva deste grupo em relação ao grupo dos moluscos.
b) Como as sanguessugas são usadas na área médica?
c) Explique 3 adaptações dos moluscos para a predação ou para a sua proteção.
Respostas
Resposta:
a) A principal novidade evolutiva dos anelídeos é a metameria. A metameria, também chamada de segmentação, divide o corpo em séries longitudinais de unidades repetidas ou segmentos. É considerada importante passo evolutivo, pois proporcionou uma maior independência das partes corporais, juntamente com maior flexibilidade e mobilidade.
b) A sanguessuga utilizada na área médica, é a chamada sanguessuga medicinal europeia, com nome cientifico de Hirudo medicinalis. Vem sendo utilizada nas cirurgias plásticas e em transplantes, uma vez que provocam pequenas hemorragias que imitam a circulação venosa, restabelecendo a circulação sanguínea. Também são utilizadas para combaterem a gangrena, descongestionarem vasos sanguíneos, restabelecerem a pressão e circulação sanguíneas e , ainda, contra problemas inflamatórios.
c) Há varias classes de moluscos e cada qual tem sua característica. Os gastrópodes são aqueles que tem uma concha a fim de garantir a proteção contra desidratação e maior proteção ao seu corpo, além disso, há a rádula que é um órgão utilizado para raspar algas encrustadas, perfurar conchas e para cortar a presa.
Os cefalópodes, possuem uma espécie de funil, utilizado na locomoção do animal, e também, podem soltar uma tinta escura, para confundir possíveis predadores. Alguns, ainda possuem cromatóforos que mudam de cor para de comunicação ou camuflagem.
Já os pelecípodes, apresentam concha com duas placas de proteção que são unidas por uma região articulada permitindo a abertura ou fechamento pela necessidade.