Hoje, diante da sociedade em rede, o modelo tradicional de pirâmide com hierarquia rígida e departamentos estanques tem sido criticado. Há um movimento de "desfronteirização" das empresas, de eliminação de barreiras tanto internas quanto externas, fortalecendo o foco na gestão dos processos organizacionais (em contraposição às funções tradicionais) e propiciando a integração com clientes e fornecedores e a criação de alianças estratégicas (WOOD JR., 1999).
TEIXEIRA, H. Fundamentos de administração: a busca do essencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
Uma estrutura organizacional que esteja de acordo com a ideia de "desfronteirização" deve:
( ) Apresentar características orgânicas, com organogramas territoriais que facilitem a visão de fronteiras das organizações.
( ) Possuir elementos que equilibrem a rigidez de uma estrutura tradicional e o dinamismo de uma organização em rede, pois somente assim poderá conquistar o sucesso.
( ) Apresentar características informais, utilizando critérios de departamentalização que privilegiem clientes, e não produtos.
( ) Apresentar características flexíveis, cuja autoridade possua características mais funcionais e descentralizadas de modo a ter rapidez e dinamismo para interagir no ambiente de redes.
( ) Apresentar alta organicidade, formas de poder funcional e grande diferenciação horizontal e vertical.
Respostas
Resposta: Apresentar características flexíveis, cuja autoridade possua características mais funcionais e descentralizadas de modo a ter rapidez e dinamismo para interagir no ambiente de redes.
(Corrigido DNM)
Explicação: Apresentar características flexíveis, cuja autoridade possua características mais funcionais e descentralizadas de modo a ter rapidez e dinamismo para interagir no ambiente de redes.
Alternativa correta, uma vez que a flexibilidade é necessária para aderir ao modelo de sociedade em rede, logo pede-se uma estrutura capaz de articular-se e reinventar-se, com formas de autoridade menos rígidas.
Apresentar características flexíveis, cuja autoridade possua características mais funcionais e descentralizadas de modo a ter rapidez e dinamismo para interagir no ambiente de redes.