• Matéria: Saúde
  • Autor: carlapinheiro332
  • Perguntado 3 anos atrás

IDENTIFICAÇÃO Homem, 52 anos, obeso, hipertenso, sedentário, diabético e por ser fumante de 20 cigarros por dia a anos, apresenta enfisema pulmonar. DESCRIÇÃO DO CASO O histórico clínico mostra que o paciente foi diagnosticado com hipertensão arterial e diabetes mellitus tipo 2 desde os 42 anos, e desde então faz uso regular de hidroclorotiazida 50 mg e atenolol 100 mg por dia. Foi prescrito dieta hipossódica e hipocalórica, sem adição de açúcar. Há dois meses foi reavaliado e os exames apontaram os seguintes resultados: glicemia em jejum de 172 mg/dl e triglicérides de 450 mg/dl, sendo considerados anormais para os parâmetros de referência. Paciente mantém valores de pressão arterial em torno de 190/110 mmHg e FC: 400 bpm. O eletrocardiograma mostrou ausência de onda P. O Rx de tórax encontra-se dentro da normalidade para o biotipo do paciente. Realizou um Ecocardiograma mostrando alterações do relaxamento ventricular esquerdo, com aumento da massa ventricular. Função sistólica preservada. O teste de função pulmonar apontou redução da força de recolhimento dos pulmões. O paciente apresenta então os diagnósticos de Hipertensão arterial crônica, associada a diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemia. Esteatose hepática, lesão de órgãos-alvo demonstrada pela alteração no ECG e no ecocardiograma, e presença de insuficiência renal e enfisema pulmonar. CONDUTA NESTA CONSULTA O paciente passará a tomar uma dose baixa de hidroclorotiazida, associada a 20 mg de inibidor da enzima de conversão da angiotensina para o tratamento da hipertensão arterial e da disfunção renal. Foi prescrito também antidiabético oral. Foi estimulado maior rigor na dieta hipossódica, hipocalórica e com restrição de açúcar. Com base no caso detalhado acima, responda as perguntas abaixo: QUESTÕES 1-Como os medicamentos prescritos nesta consulta poderá ser efetivo no controle das comorbidades relatadas? 2- Qual achado laboratorial poderá justificar a insuficiência renal diagnosticada? 3- Diante do diagnóstico apresentado, cite as alterações que podem ser encontradas na capacidade de ventilação alveolar bem como nas forças elásticas de complacência e elastância pulmonar. *

Respostas

respondido por: alipiohagge
1

Resposta:

1-  

  • Hidroclorotiazida: é um fármaco que pertence a classe dos diuréticos tiazídicos e apresenta como mecanismo de ação é responsável pelo aumento de eliminação de Na+, Cl-, K+ e água. Logo, causam leve redução do volume intravascular. Esta diminuição do volume,  combinada com um efeito vasodilatador direto, possivelmente reduz a pressão arterial sistêmica.
  • IECA: atuam na enzima de conversão de angiotensina, que catalisa a transformação de angiotensina I em angiotensina II. Também exercem seus efeitos na bradicinina, óxido nítrico e prostaglandinas, reduzindo a pressão arterial e promovendo efeito antiproliferativo nos vasos, no coração e nos rins. Logo, são responsáveis por reduzir a morbidade e mortalidade cardiovascular.
  • Antidiabético oral: Metformina, por exemplo, é indicado em todos os casos de pacientes com DM2 que não tenham contraindicação. Paciente em questão apresenta insuficiência renal, mas não temos o valor do do clearence dele; então até o presente momento, a metformina não seria a melhor opção.  As sulfonilureias e as Glitazonas também não seriam uma boa opção pois provocam o ganho de peso.

2-  Exame de urina completo com excreção de proteínas totais e microalbuminúria;  

Exame de sangue: valores de creatinina sérica, relação ureia/creatinina e contagem de hemácias.

3-  No Enfisema pulmonar espera-se que haja diminuição da complacência pulmonar, perda da elasticidade e a capacidade de ventilação alveolar estará reduzida.

Perguntas similares