I. O patriarcado é entendido como esse conjunto de ideias (religiosas, econômicas, políticas, filosóficas etc.) que construiu, sustentou, legitimou e garantiu (ainda hoje!) ao homem o lugar de poder decisório absoluto e inquestionável.
II. A afirmação de que “o lugar da mulher é onde é ela quiser” passou a ser ouvida, dita e refletida com muito mais frequência e constância nos últimos tempos.
III. A dominação do homem sobre a mulher vai além da questão do sexo – categoria biológica relacionada com a reprodução e outros traços físicos – uma vez que para compreender as lutas feministas é preciso incluir a questão do gênero
Respostas
Afirmações I, II e III estão corretas. Segundo muitos historiadores o patriarcado começou a surgir cerca de 6 mil anos atrás, no contexto em que os laços comunitários ganhavam força, e a figura do paternalismo ganhava cada vez mais espaço, com isso os homens foram tirando a liberdade das mulheres.
O Código de Hamurabi determinava uma série de restrições da liberdade feminina, e não só ele, muitas civilizações passaram a tratar a mulher como uma subalterna em relação ao homem, e por muito tempo esse status quo foi mantido, causando uma série de prejuízo para as mulheres.
A luta das mulheres vem crescendo e rompendo com o patriarcado, isso contribui para o desenvolvimento social do ser humano, e promove igualdade em nossa sociedade.
Resposta:
Todas as alternativas estão corretas
I,II e III