As propriedades dos cosméticos são muito importantes para nosso atendimento clinico, pensando neste assunto o hidratante participa de mecanismos de retenção de água na cútis, por meio da umectação, oclusão e/ou hidratação ativa, diferencie os três e cite exemplos de cada um.
Respostas
Quanto os diferentes mecanismos de hidratação em cosméticos, é possível diferenciá-los dessa maneira:
Umectação: Reduz a perda de água que ocorre naturalmente na pele, e pode ser promovida por ativos que permeiam o estrato córneo e se ligam às moléculas de água disponíveis na atmosfera e no próprio estrato córneo, formando um filme hidrofílico. A glicerina é um exemplo de umectante.
Oclusão: Também reduz a perda natural de água da pele. A diferença é, aqui, isso ocorre por meio da formação de um filme lipofílico que é formado por cima do estrato córneo e dificulta a saída de água para o meio. Um hidratante oclusivo conhecido é a lanolina.
Hidratação ativa: É semelhante à umectação e pode ser promovida por ativos que permeiam a camada córnea da pele e se ligam às moléculas de água ali disponíveis Aqui, pode-se citar o ativo ácido hialurônico como exemplo.