Respostas
-A capacidade de capturar substâncias (fora ou dentro da célula), a abertura de poros que permitem a passagem de substâncias, como por exemplo, a água, e o reconhecimento da presença de algumas substâncias, estimulando e alertando a célula a reagir.
- Podem ter a função de transportar íons, funcionar como receptores ou como enzimas
- função de transportar O2 dos pulmões para os tecidos e auxiliar o transporte de CO2 dos tecidos para os pulmões.
Resposta:
As proteínas desempenham a maioria das funções especificas das membranas, atuam como mecanismo de transporte, permitem a passagem de substâncias para dentro e para fora da célula, funcionam como receptores de membranas, entre outros. São elas que conferem as propriedades funcionais características de cada tipo de membrana. As proteínas de membrana podem ser:
Integrais: Estão mergulhadas na bicamada lipidica, com porções hidrofóbicas no centro da camada e uma porção hidrofilica voltada para a extemidade.
Periféricas: Fixa-se na superficie interna e externa da camada lipidica. Essas proteínas, frequentemente, se fixam a moléculas glicosiladas de fosfatidil-inosital.
Transmembrana: Proteínas que atravessa a bicamada lipídica e são anfipáticas. Elas podem atravessar a membrana uma unica vez ou então atravessando várias vezes a membrana, sendo chamadas de Proteínas Trans membranosas Múltiplas. Podem ter a função de transportar íons, funcionar como receptores ou como enzimas.
Explicação: