O orçamento empresarial, muitas vezes, é definido como sendo apenas uma ferramenta de alocação de gastos. Esta, realmente, é uma de suas características, no entanto, seu papel nas organizações é maior. As empresas podem ter modelos de gestão diferentes, o que, consequentemente, faz com que a utilização do orçamento empresarial também seja distinta. No caso das empresas que utilizam processos mais sofisticados, é comum que não se observe apenas um orçamento, mas dois com características e finalidades distintas. O primeiro é o orçamento do planejamento estratégico e o segundo, o anual.
JERÔNIMO, Louremir Reinaldo. Orçamento empresarial: transformando a estratégia em ações. São Paulo: Edição do autor, 2020 (adaptado).
Diante do texto exposto, analise o caso a seguir.
Márcia é gestora financeira de uma indústria alimentícia de derivados do leite. Em uma reunião com os sócios e diretores da empresa, ela ficou preocupada com a adoção dos objetivos por eles propostos para o orçamento empresarial do próximo período. O principal objetivo dizia: "Aumentar o lucro no próximo ano". Márcia resolveu expor sua opinião, enquanto gestora financeira, aos demais colegas, sobre a definição dos objetivos em orçamentos empresariais.
Frente à situação apresentada, sobre o que Márcia poderá expor a seus colegas acerca da definição dos objetivos do orçamento empresarial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Márcia poderá proferir aos colegas que o objetivo proposto para o orçamento empresarial do próximo ano parece ser mais um desejo do que um objetivo, sendo que também não deve ser tão vago conforme exposto.
PORQUE
II. O objetivo "aumentar o lucro no próximo ano" não viabiliza que haja encaminhamento preciso das ações, devendo, portanto, ser mais claro e objetivo, de modo a permitir que os gestores compreendam exatamente o que fazer e o que se espera deles.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Grupo de escolhas da pergunta
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
respondido por:
0
Resposta: d
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás