“Tanto a Taenia solium como a Taenia saginata, na fase adulta ou reprodutiva, vivem no intestino delgado humano; já o cisticerco da T. solium é encontrado nos tecidos subcutâneo, muscular, cardíaco, cerebral e no olho de suínos, e acidentalmente em humanos e cães. O cisticerco da T. saginata é encontrado nos tecidos dos bovinos”.
Neves, David Pereira. Parasitologia humana. 13.ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2016.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre parasitologia, analise as afirmativas a seguir:
I. Tanto a T. solium quanto a T. saginata são parasitas heteroxenos.
II. O hospedeiro intermediário da T. saginata são os animais classificados como bovinos.
III. O hospedeiro intermediário da T. solium é o ser humano.
IV. Cisticerco é a denominação dada ao estado larval da T. solium e da T.saginata.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
alternativa 4
Explicação:As tênias são parasitas heteroxenos. O hospedeiro definitivo e afetado pela doença é o homem. O hospedeiro intermediário, no caso da T. solium, é o porco e, no caso da T. saginata, é o boi. A pessoa parasitada elimina com as fezes as proglótides grávidas, que apresentam elevado número de ovos. No meio ambiente, essas proglótides se rompem e liberam os ovos (cerca de 50.000 a 100.000 por proglótide), que podem permanecer viáveis por até 2 meses.
Quando o hospedeiro intermediário ingere os ovos, eles se rompem no seu intestino e liberam o embrião hexacanto ou larva oncosfera, que penetra pela mucosa intestinal, alcança a corrente sanguínea e se instala em tecidos moles, como os músculos e o sistema nervoso. Alojado nesses tecidos, o embrião se desenvolve e origina a larva cisticerco.