Os Estados Unidos têm a maior economia do mundo, à frente da China. Depois de uma década de crescimento, o PIB voltou a ficar negativo em 2020 (-4,2%, estimativa do FMI) devido à crise da COVID-19, que foi agravada pelo crescimento das desigualdades e infraestrutura obsoleta, que estão desacelerando o potencial de crescimento do PIB. Apesar de ter assinado um acordo comercial parcial em janeiro de 2020, as tenções comerciais com a China persistiram, com a maioria dos direitos aduaneiros retidos (19% da média do início de 2020, comparado com 3% do início de 2018). O que fica evidente do início do mandato do presidente Joe Biden são as ameaças comerciais contra a Europa que vão desaparecer, enquanto as tensões comerciais contra a China podem assumir um tom mais ameno.
Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2021.
Considerando um país de economia do porte dos Estados Unidos, avalie as afirmações abaixo. Em seguida, assinale V para verdadeiro e F para falso.
I. Uma política fiscal permanente dos EUA consegue aumentar a sua produção e a produção de outros países.
II. Uma política fiscal permanente dos EUA consegue aumentar a sua produção, entretanto a sua moeda sofrerá depreciação.
III. Uma política monetária expansionista dos EUA consegue aumentar a sua produção e sua moeda sofrerá uma depreciação.
IV. Uma política monetária expansionista dos EUA consegue aumentar a sua produção e a produção de outros países, independentemente de sua intensidade.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, V, F, F.
Alternativa 3:
F, F, V, V.
Alternativa 4:
V, F, V, F.
Alternativa 5:
F, F, F, F.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4 - V, F, V, F.
Explicação:
1. Efeito de uma expansão fiscal permanente realizada pelo país doméstico: a produção do país doméstico irá aumentar, enquanto sua moeda se aprecia e a produção do país estrangeiro aumenta.
2. Efeito de uma expansão monetária permanente realizado pelo país doméstico: a produção do país doméstico aumentará, enquanto sua moeda se deprecia e a produção do país estrangeiro pode aumentar ou diminuir e, esse efeito, vai depender da intensidade da política monetária (KRUGMAN; OBSTFELD; MELITZ, 2015).
Página 177 do Livro de Economia Internacional II da Unicesumar.
Uma política fiscal permanente nos EUA consegue aumentar a sua produção e a produção de outros países e as moedas podem não depreciar, independentemente da intensidade, através da política expansionista (alternativa 4).
Política fiscal e desenvolvimento
Quanto um país consegue diminuir a intervenção estatal, ampliar as liberdades das empresas e manter um ambiente com pouca corrupção, há tendência de desenvolvimento.
A política fiscal é responsável por reduzir problemas fiscais que dificultem o desenvolvimento econômico da sociedade.
Mais sobre política fiscal
https://brainly.com.br/tarefa/21949336
#SPJ5