o modelo atômico de thomson, de 1904, conhecido como pudim de ameixas, consderava que o átomo era era constituído por uma massa com carga positiva e as partículas negativas que estavam presas a essa massa como ameixas num pudim. em 1908, rutherford propôs um noovo modelo que considerava que o atomo era constituído por: a) uma massa negativa que as particulas presas a ela eram positivas b) um núcleo neutro e por cargas negativas girando ao seu redor c) um nucleo positivo e por cargas negativas girando ao seu redor
Respostas
Resposta:
Diante disso, o físico percebeu que as partículas criadas no cátodo (fio de metal ligado a um polo negativo) eram desviadas pelo eletrodo positivo (ânodo), independente dos outros fatores envolvidos no experimento, a exemplo do gás contido na ampola ou metal que fazia parte da composição do cátodo e ânodo.
O desvio que o raio catódico sofria, quando se colocava um campo magnético através de placas eletrizadas, fez ele concluir que os raios catódicos eram compostos por feixes de partículas idênticas, de carga negativa e massa extremamente pequena. Além disso, observou que esta partícula negativa – depois chamada de elétron – aparecia em qualquer gás usado no tubo. Isso levou a afirmação de que os elétrons constituem os átomos de todos os elementos químicos.
Explicação:
Espero ter ajudado