Algumas pessoas apresentam perdas auditivas súbitas, elas quase sempre são unilaterais, mas em raras ocasiões podem atingir os dois ouvidos. Pressão no(s) ouvido(s) ou "estalos" são sintomas que podem indicar o aparecimento da surdez, não só a súbita, como a progressiva, que pode atingir níveis elevados em poucos dias. A surdez súbita é acompanhada de "estalos" intensos, podendo haver vertigem ao mesmo tempo. Sendo assim, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas referente as causas que levam a surdez súbita:
( ) Lesões na cóclea ou no nervo auditivo.
( ) Formação de coágulos nos vasos que irrigam a cóclea, o que faz com que as células sensoriais morram por não receber sangue. Problema mais comum em pessoas com diabetes e hipertensão.
( ) Processos infecciosos como sarampo, rubéola, herpes ou mesmo gripe comum.
( ) Alergias, como reação a soros, vacinas, picadas de abelha, comidas, ou tumor no nervo auditivo, causa de 10% dos casos, entre outros casos.Assinale a alterativa que apresenta a sequência CORRETA:
Respostas
Resposta:
V-V-V-V
Explicação:
Algumas pessoas apresentam perdas auditivas súbitas, elas quase sempre são unilaterais, mas em raras ocasiões podem atingir os dois ouvidos. Pressão no(s) ouvido(s) ou "estalos" são sintomas que podem indicar o aparecimento da surdez, não só a súbita, como a progressiva, que pode atingir níveis elevados em poucos dias. A surdez súbita é acompanhada de "estalos" intensos, podendo haver vertigem ao mesmo tempo. São causadoras desse problema:
• Lesões na cóclea ou no nervo auditivo.
• Formação de coágulos nos vasos que irrigam a cóclea, o que faz com que as células sensoriais morram por não receber sangue. Problema mais comum em pessoas com diabetes e hipertensão.
• Processos infecciosos como sarampo, rubéola, herpes ou mesmo gripe comum.
• Alergias, como reação a soros, vacinas, picadas de abelha ou comidas.
• Tumor no nervo auditivo, causa de 10 % dos casos.
• Autoimunização, quando o mecanismo de defesa do organismo ataca a cóclea e mata as células como se fossem um corpo estranho.
• Excesso de ruído (barulhos acima de 120 decibéis podem provocar falta de estabilidade no líquido que preenche a cóclea e alimenta as células sensoriais).
• Infecção bacteriana no labirinto, que pode desencadear hipersensibilidade e problemas de microcirculação.
• Degeneração neurológica (em casos raros, a surdez súbita pode ser o primeiro sintoma de esclerose múltipla).
• Batida na cabeça e fratura do osso temporal.
• Fístula perilinfática, estrutura que liga a caixa do tímpano com a cóclea se rompe sem causa aparente e provoca perda do líquido que nutre as células sensoriais. À medida que as células morrem, a audição fica comprometida.
Obstrução por cera ou inflamações (otites). (REDE SACI, 2016, s.p.).
Sobre surdez súbita, é possível afirmar que as sentenças são em ordem:
- (V) as lesões na cóclea ou no nervo auditivo;
- (V) pessoas com diabetes e hipertensão podem ter através da formação de coágulos nos vasos da cóclea;
- (V) processos infecciosos e contagiosos como os descritos no enunciado;
- (V) alergias como reação a soros ou tumor no nervo auditivo é a causa de 10% dos casos.
Sendo assim, a sequência correta é V - V - V - V.
É possível evitar a surdez súbita?
Muitas situações podem ser evitadas através do cuidado diário com a saúde em geral, como a realização de atividades físicas, a hidratação, a alimentação balanceada, a efetuação de consultas com o profissional de otorrinolaringologia afim de acompanhar a saúde e a realização exames de sangue, sempre com acompanhamento profissional.
Espero ter ajudado! Que tal complementar os seus estudos aprendendo mais sobre os tipos de surdez? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/50052721
#SPJ2
A) Processos infecciosos como sarampo, rubéola, herpes ou mesmo gripe comum.
B) Alergias, como reação a soros, vacinas, picadas de abelha ou comidas.
C) Infecção hospitalar.
D) Infecção bacteriana no labirinto, que pode desencadear hipersensibilidade e problemas de microcirculação.